Viseu brinda a 2018 como “Cidade Europeia do Folclore”

Campo de Viriato será palco da noite de Réveillon. Espetáculo de fogo-de-artifício junta-se à música de Oquestrada e Moullinex, para entrar no ano com o pé direito.

A cidade-jardim está já em preparação para a grande noite de Réveillon e promete uma despedida à altura neste “Ano Oficial para Visitar Viseu”. A organização está a cargo do Município de Viseu e da Viseu Marca.

Um palco privilegiado – Campo de Viriato (recinto da Feira de São Mateus) -, um espetáculo de fogo-de-artifício e um programa que traz a palco as “vozes”, as tradições e o folclore português integram o convite a todos os viseenses, visitantes e turistas. “São ingredientes que colocam Viseu no top dos destinos turísticos nas comemorações da passagem de ano”, salienta o presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques.

Viseu dá as boas-vindas a 2018, proclamando-se a “Cidade Europeia do Folclore”, estatuto que decorre da realização do festival EUROPEADE. Fazendo jus ao mote do novo ano, abrem o palco do Campo de Viriato, pelas 21h00, diversos grupos de folclore do concelho.

Ainda com o pé em 2017, a “prata” da casa promete abrilhantar a noite e aquecer as vozes de todos os presentes. O grupo viseense “Tranglomango” apresenta-se com um reportório de temas tradicionais portugueses e convida grupos tradicionais e artistas locais para a atuação, a partir das 22h00. Confirmada está já a presença do Grupo Etnográfico de Várzea de Calde e a rapper Kika G, que se juntam à banda para apresentarem novos arranjos de temas do primeiro disco, ‘Más Linguas’ (editado em 2015). Outros nomes serão anunciados brevemente.

Também a banda portuguesa “OqueStrada” faz uma paragem por terras de Viriato nesta noite, pelas 23h00. “Oxalá Te Veja” e “Se Esta Rua Fosse” são alguns dos hinos que bebem inspiração nas raízes da música popular portuguesa, com “aroma” a fado e folclore, e que integram a bagagem musical deste grupo com 15 anos de carreira.

“Despedimo-nos com um leque poderoso de memórias e experiências marcantes neste “Ano Oficial”, para darmos as boas-vindas ao ano de eleição do folclore. 2018 trará à rua a identidade, as tradições e o património coletivo de Viseu”, afirma o vereador da Cultura, Jorge Sobrado.

A entrada em 2018 “roubará” todas atenções para o espetáculo de fogo-de-artifício, a partir das 23h50, que terá como cenário a skyline da Sé de Viseu e a paisagem do centro histórico. É que a passagem de ano em Viseu tem este ano uma nova morada: o Campo de Viriato. Uma decisão que visa “proporcionar o aumento da capacidade de receção de público e melhores condições de segurança para todos aqueles que saem à rua para as comemorações na cidade-jardim”, justifica o presidente da Câmara.

Nas primeiras horas de 2018, a animação continua ao som dos “OqueStrada”, ao qual se segue a atuação do embaixador de Viseu, Moullinex, pelas 01 horas.

Mas nem só de música se faz a programação do último dia de 2017. A par da praça de espetáculos, instala-se também no recinto uma praça de “tasquinhas” e bar, garantindo uma oferta variada de petiscos e bebidas para todos os viseenses e amigos de Viseu.

A Associação Mutualista Montepio é patrocinadora oficial do “Viseu Natal”. A programação da Passagem de Ano em Viseu conta ainda com o apoio da Super Bock e da Coca-Cola.

a