Festa das Vindimas de Viseu: Certame atrai 25 mil pessoas

Decorreu entre os dias 21 a 25 de Setembro a 3.ª edição da Festa das Vindimas em Viseu. Este evento agitou a cidade de Viriato, tendo contado com a presença de cerca de 25 mil pessoas. As comemorações ocorreram em diferentes espaços da cidade, como o Mercado 2 de Maio, Fonte das 3 Bicas ou Adro da Sé. O objetivo desta iniciativa foi dar a conhecer os vinhos e as tradições vinícolas na cidade.
Esta edição contou ainda com o espetáculo “Viver Viriato” e com a EDP Meia Maratona do Dão que convidou os amantes do desporto a correrem pelas ruas da cidade na Meia Maratona (21km), na Mini Meia Maratona (10km) e Caminhada (5km).
No evento participaram 14 quintas de cinco concelhos do distrito de Viseu. Essas quintas presentearam os visitantes com os melhores vinhos do Dão e com três workshops vínicos de José Matias (Casa da Ínsua), Jorge Reis (Vinha Reis) e Osvaldo Amado (Global Wines). A gastronomia não podia faltar nesta festa de sabores, sendo que esteve presente em quatro showcookings a cargo dos chefs Diogo Rocha (Mesa de Lemos), Paulo Cardoso (Casa da Ínsua), Nuno Fonte (Ceia dos Malandros) e Diogo Pereira (Taberna da Milinha).
Pelo palco musical passaram vários artistas, tais como Darko, Samuel Úria, Carolina Deslandes e ainda Pedro Duvalle, 2/2 Brass Band, Francisco Capelle e Gryzzler. Nos dias 22 e 23 a festa prosseguiu com a Dão Party no Mercado 2 de maio e no Museu Nacional Grão Vasco, respetivamente.

Daniela Rodrigues (texto e foto)

a