Novos alunos na “Melhor Cidade para Viver”

A entrada da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) está cheia. Entre os vários alunos, são várias as pessoas que envergam ao pescoço os objetos que identificam os cursos que frequentam. Falamos dos novos caloiros.
Passado cerca de um mês após a entrada de mil novos alunos no Instituto Politécnico de Viseu, são várias as expetativas por parte dos mesmos sobre esta nova etapa nas suas vidas. Para Sara, natural de Lisboa, e nova aluna na ESEV, apesar de a escola superior não ter sido a sua primeira opção, a ideia da cidade e também da academia tem sido muito positivas.
Sobre o porquê de ter escolhido um politécnico tão longe da sua área de residência, Sara esclarece: “soube por um amigo meu que já estudou aqui (…) ele falou-me muito bem do curso e da bolsa de mobilidade que a escola oferecia, isso acabou por ter influencia na minha escolha”.
Apesar de desconhecida por muitos, a bolsa de modalidade dos alunos do exterior para o interior é uma boa aposta. Esta medida tem sido uma das principais razões para a escolha da instituição por parte dos novos estudantes, e o motivo pelo aumento do número de alunos na academia.
Para Pedro Coutinho, coordenador do curso de Comunicação Social, essa medida não basta para atrair novos alunos. “Marketing, precisávamos de uma maior agressividade nesse aspeto. A própria imagem do politécnico, institucionalmente, esta na altura de reformular”. Já para António, comerciante e natural de Viseu, a cidade ser a uma das melhores para viver é um motivo muito importante.
Apesar de Viseu ser uma cidade de interior, é notável que muitos alunos escolham a cidade como abrigo para o frequentar o ensino superior, o que se tem notado na sede de distrito com cada vez mais alma jovem e dinâmica pronta a apostar na melhor cidade para viver.

Ana Formigo (texto)