Adeus vegetarianismo. Olá dieta flexitariana

A tendência que antes era o vegetarianismo passou de moda e, agora, a dieta flexitariana é o fenómeno que está a dar mais que falar.

Por Luciana Santos

Esta dieta, também conhecida como “semi-vegetarianismo”, é um regime alimentar baseado no consumo de vegetais, mas que permite também ocasionalmente o consumo de produtos animais como a carne ou o peixe.

A quem segue esta tendência dá-se o nome de flexitarianos, estes, têm o poder de decidir livremente quando e quantas vezes comem produtos animais, desde que a maioria da sua alimentação seja baseada no consumo de produtos de origem vegetal.

O primeiro estudo sobre o vegetarianismo em Portugal, “The Green Revolution – Edição de 2019”, concluiu que cera de 9% da população nacional adota uma alimentação à base dos vegetais, essa percentagem engloba os vegetarianos, os vegans e os flexitarianos, sendo que esta é a que está a ter maior adesão.

A ingestão de proteínas vegetais é algo cada vez mais recomendada pelas organizações de saúde, sendo que estas também promovem a redução do consumo de carne. Esta dieta, que é menos restritiva, está a ser adotada pelos mais jovens, entre os 18 e os 24 anos, por haver uma maior preocupação com a saúde.

a