Volodymyr Zelenski: da comédia à política

Volodymyr Zelenski, atualmente presidente da Ucrânia, era um comediante no programa Студия Квартал (Studio Quartal). Nascido a 25 de janeiro de 1978 na Kryvyi Rih, na URSS (atual Ucrânia), tirou o curso de Direito na Kyiv National Economic University.

Por Irina Strynadko

O ator, guionista, diretor e agora político, não teve uma vida fácil para chegar onde está. No inicio quando se candidatou para Presidente, foi visto como uma comédia, mas ele estava disposto a seguir em frente e provar que queria mudar a Ucrânia para um país melhor.

Ficou conhecido devido ao programa Студия Квартал (Studio Quartal) num episódio onde interpreta, realmente, um papel de um professor que se torna presidente. Mas isso fez dele um presidente? Na altura não. O papel que interpreta e o que realmente é, é o que o diferencia de um mundo para o outro.

Zelenski ganhou as eleições com cerca de 73% dos votos. Durante a campanha, apelou ao voto contra o sistema, pela mudança, por um país melhor. Recorreu, no final das eleições às redes sociais, especialmente ao Instragram, onde agradeceu os votos da população, afirmando que ali estava a começar uma nova era.

Com a sua vitória anuncia que o parlamento terá dois meses para se recompor, acrescentando que iria lutar contra a corrupção e consolidar o poder. Uma das suas primeiras ações seria acabar com o conflito com a Rússia, falando com o presidente Vladimir Putin, o que até hoje ainda não está resolvido. Volodymyr Zelenski ainda fez um vídeo para as redes sociais a apelar aos negócios internacionais, convidando as empresas a instalarem-se na Ucrânia e os investidores a investirem naquele país. Além disso, um dos seus objetivos é fazer com que a Ucrânia entre na União europeia, e procurar a ajuda da NATO para o país.

A 3 de dezembro, no Instagram, o presidente propôs um programa do estado, onde apela aos que querem voltar para Ucrânia, para que regressem. O governo oferece, a quem quiser abrir o seu negócio naquela país, um crédito de 1 500 000 Grívnia (гривня) para 5 anos, acumulando percentagens entre 5%, 7% e 9%.

a