Educultura na ESEV: legos, plasticina e como se constroem ideias empreendedoras

A Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação de Viseu organizou no dia 26 de novembro um novo formato do Educultura. Durante a manhã foi abordada a temática do empreendedorismo, com Sofia Silva, coordenadora do departamento de estratégia e desenvolvimento da Visar ‑ consultores associados, uma empresa local.

Texto de Catarina Relva, Márcia Correia e Raquel Guerra

Audio de Diana Nunes, João Ribeiro e Vanda Marques

Foi uma palestra orientada para os alunos de Publicidade e Relações Públicas, na qual os mesmos puderam intervir com questões de uma forma inovadora – um QRCode que integrava o brinde de boas vindas à palestra e que permitia, no anonimato, colocar questões à palestrante.

A equipa do #DaComunicação entrevistou a convidada para saber mais acerca dos temas abordados e da própria empresa que representa. “Há aqui uma ponte, esta ligação convosco faz sentido e vai ajudar-vos no futuro”, afirmou dirigindo-se aos estudantes da ESEV. O empreendedorismo é a capacidade que temos de transformar o básico em algo mais trabalhado, diz, recorrendo à plasticina e aos legos para exemplificar melhor: “Com uma plasticina e com um lego, estático ou sem expressão, consigo criar algo em movimento como um carro”.

Sofia Silva, da Visar

O convite surgiu para sensibilizar os alunos para o mercado empresarial. Posteriormente e fugindo um pouco da temática principal, foi questionada sobre a empresa onde trabalha. Sofia Silva respondeu que é uma empresa direcionada para outras empresas e que tem como lema “soluções globais de negócios”. Está presente em diversos pontos do país e tem 33 colaboradores em Viseu. Contudo, consegue prestar um serviço próximo e personalizado a todas as empresas que lhe batem à porta, com pelo menos dois consultores atribuídos a cada uma delas.

Os tempos de crise, que ainda pairam na economia nacional, têm um impacto nas empresas e no empreendedorismo, por isso a representante da Visar considerou que independentemente de o contexto económico ser favorável ou não é importante a existência do apoio de um consultor.

O Educultura pretende promover o sucesso escolar e profissional e, no mesmo dia, contou ainda com a presença do CEO da Pirata Tatoo Studios.