Casa cheia no VII Encontro Nacional de Formadores em Viseu

No dia 18 de novembro realizou-se o VII Encontro Nacional de Formadores com o tema “Como aprende o cérebro? Memória, atenção e ligação” no Instituto Politécnico de Viseu, a fim de promover o processo de aprendizagem. Uma iniciativa da Forma-te, da Psicosoma com o apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP).

Por Diana Pais, Vanda Marques (texto) e Tiago Pestana (fotografia)

Evento decorreu no Instituto Politécnico de Viseu

O evento ocorreu no próprio Dia Nacional do(a) Formador(a) e contou com a participação de 15 oradores das mais variadas áreas, desde a psicologia, neuropsicologia, engenharia, programação, entre outros. O foco principal foi a aprendizagem e a importância da aplicação de metodologias inovadoras que devem ser adaptadas segundo as necessidades dos formandos no processo de aprendizagem.

Fernando Rodrigues e Ana Cláudia Cohen

Diversos oradores falaram sobre as metodologias aplicadas em algumas instituições, criadas em prol da potencialização da aprendizagem envolvendo os formandos tanto em problemas relacionados com a comunidade, como na criação de disciplinas mais práticas e úteis para uma nova realidade. O objetivo é formar alunos que consigam ser autossuficientes, criativos e singulares, alargando horizontes de forma confiante e positiva.

Em relação ao cérebro foram desconstruídos alguns mitos, abordadas algumas teorias e temáticas como a memória. Quando bem trabalhada e aproveitada, a memória é um elemento valioso na forma como aprendemos. Podemos potenciá-la através da autoexplicação, questionamento elaborativo e pela prática internivelada.

Joana Martins, Joana Rato, Filipa Ribeiro

O encontro ao longo das sessões apresentou um caráter interativo. A plateia teve um papel ativo ao responder, em tempo real, a questões colocadas e discutidas ao longo das palestras.

As apresentações contaram com uma componente de Design Thinking. À medida que os palestrantes iam falando, a sua missão era desenhar e escrever num quadro os principais aspetos abordados. Esta interação, ainda que subtil, permitiu que o público, através de elementos visuais, memorizasse e consolidasse as questões tratadas.

Resultado do painel de comunicação visual

Houve ainda uma entrega de dois prémios. O prémio carreira atribuído a Anacleto Castro e o prémio formador atribuído Micael Sousa. O evento contou com a presença de João Leite, Filipa Ribeiro, Joana Rato, Fernando Rodrigues, Mónica Lemos, Jorge Braga, Fátima Flores, entre outros.

Anacleto Castro recebeu o Prémio Carreira

O evento acabou entre risos e gargalhadas, com a participação do humorista e contador de histórias Jorge Serafim. Este não deixou de parte a temática do encontro afirmando que “o ensino tem de despertar [como este livro] um pensamento, uma ação… temos de refletir”.

Jorge Serafim

O organizador Mário Martins considera que o evento foi um sucesso com “casa completamente cheia”. Refere também que este encontro é importante para a partilha de conhecimentos e ideias que podem vir a ser o ponto de partida de implementação de novas práticas de aprendizagem.