Unidades de saúde da Mealhada e da Pampilhosa recebem viatura elétrica para o apoio às populações do concelho

Presidente da Câmara Municipal da Mealhada realçou a importância desta unidade móvel, na ida dos profissionais de saúde ao encontro de quem não consegue deslocar-se aos centros médicos

por Henrique Magno

A Câmara Municipal da Mealhada ofereceu, no dia de ontem, uma Unidade Móvel de Saúde – UMS – que ficará ao dispor do Centro de Saúde da Mealhada e da Unidade de Saúde Familiar Caminhos do Cértoma, na Pampilhosa.

A viatura elétrica, foi adquirida no seguimento do projeto “Região de Coimbra + PROXIMIDADE”, que visa fornecer uma UMS a todos os municípios da região de Coimbra, com um investimento de mais de 550 mil euros.

Em declarações à comunicação da autarquia, o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, destacou a importância, ainda maior, que esta iniciativa tem num contexto pandémico: “Acredito que, nesta altura, esta viatura será mais utilizada do que nunca. O apoio às populações é muitíssimo necessário e os profissionais de saúde do nosso concelho têm, assim, melhores condições para irem ao encontro daqueles que não podem deslocar-se às unidades de saúde”.

Também sobre esta iniciativa, a coordenadora da Unidade de Saúde Familiar da Mealhada, Ana Ernesto, aproveitou para explicar a melhoria nas condições de ação junto das populações, que esta viatura veio trazer: “vem reforçar muito os domicílios médicos, bem como apoiar as equipas de vacinação nos lares, visto que havia uma necessidade muito grande porque a viatura que temos já é velha e está, muitas vezes, avariada”.

A nova UMS fica, a partir de agora, ao serviço das duas unidades de saúde familiar do concelho, sendo que será a Câmara Municipal da Mealhada a assegurar o pagamento do seguro e do imposto de circulação da viatura.

a