“Verdade ou Consequência” na Escola Superior de Educação de Viseu

Tendo como mote o tema “Verdade ou Consequência”, a Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) vai receber mais uma edição dos Dias de Comunicação Social. Assim, os próximos dias 3 e 4 de abril serão preenchidos com iniciativas pensadas para assinalar os 24 anos do curso de Comunicação Social.

No dia 3 de abril, no Auditório da ESEV, terá lugar um seminário com o tema “Espanha: Comunicação Social e Atualidade”, a cargo de Patricia López García da Universitat Autònoma de Barcelona (em vídeo conferência) e com a participação das alunas ERASMUS ESEV Maria Muro Muñoz e Miriam García Neila. A organização é da Área Disciplinar de Línguas Estrangeiras da ESEV e a sessão inicia-se pelas 10h30.

A tarde está reservada para as Jornadas de Literacia Mediática. Pelas 14h30, os alunos do 3.º ano do curso de Comunicação Social, Alexandre Ferreira, João Carvalho, Luís Pina, Rafael Santos e Rafaela Sousa apresentam os resultados preliminares do estudo sobre a cobertura das eleições europeias nos media nacionais e regionais.

Segue-se uma mesa redonda, que contará com a presença de Sofia Branco, presidente do Sindicato dos Jornalistas e jornalista da Agência Lusa, Paulo Pena, jornalista do Diário de Notícias, e Carla Baptista, Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Os convidados abordarão as representações nos media, a questão das fake news e os novos desafios que se apresentam aos profissionais da comunicação social.

A 6.ª edição do Encontro de Jornalismo Especializado ESEV está agendada para o dia 4 de abril, a partir das 10h30. No âmbito desta sessão, serão apresentados os melhores trabalhos de investigação desenvolvidos no âmbito da disciplina de Jornalismo Especializado, do 3.º ano do curso de Comunicação Social. João Carvalho aborda o tema “O jogo d’A Bola aos olhos do jornalista”, seguindo-se “O acordo do Brexit: uma análise da imprensa portuguesa”, a cargo de Rafaela Sousa. Por sua vez, Rute Monteiro falará sobre “A Economia nas capas do Correio da Manhã: análise da desvalorização das notícias económicas” e Sandra Ferreira abordará “A ausência de artistas nacionais das capas da Blitz”.

Ao início da tarde realiza-se uma sessão sobre estágios curriculares, com os ex-alunos do curso de Comunicação Social, que irão partilhar as suas experiências. Participam neste painel Miguel Santos (SIC), Mariana Silva (Porto Canal), David Alves (Coral), Juliana Cunha (Lewis) e Telma Teixeira (Sogevinus).

Os Dias da Comunicação Social são uma coorganização da Escola Superior de Educação de Viseu e da Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação de Viseu.