Celebrar o facto de ser mulher

No passado dia 8 de março assinalou-se o Dia Internacional da Mulher e, por todo o país, realizaram-se jantares, festas e eventos para celebrar esta data. Viseu não foi diferente e a freguesia de Cavernães foi um dos locais onde se comemorou esta data.

Márcia Gonçalves afirma que se lembra de ir a estes jantares desde 2002. “Há já 16 anos que este mesmo grupo se junta para assinalar este dia”, afirma. A irmã, Patrícia Gonçalves, considera que estes jantares já se tornaram numa tradição. “Acho que são muito importantes, pois marcamos um dia tão especial como este e conseguimos manter essa tradição ano após ano”, salientou.

As duas irmãs reconhecem que celebrar o Dia da Mulher é essencial, não só pelo facto de unir várias mulheres que durante o ano se veem poucas vezes, “mas porque mudámos o mundo e lutámos muito para termos os direitos que temos hoje”, afirma Márcia Gonçalves. Patrícia Gonçalves acredita que “celebrar o Dia da Mulher é muito importante pois é uma maneira de celebrar um género muito forte, como é o género feminino”.

Para Márcia Gonçalves, apesar de estes jantares não serem uma tradição da cidade de Viseu em si, foram as próprias mulheres a criar essa tradição de, “pelo menos uma vez por ano, se juntarem todas no mesmo sítio, à mesmo hora, para comerem e para se divertirem. Acho que é importante tradições como estas não morram”, declarou.

 

Texto e imagem: Ana Beatriz Almeida

a