Número de famílias a receber Rendimento Social de Inserção na zona Norte diminui durante a pandemia

Em Portugal, de acordo com os dados mensais disponibilizados pela Segurança Social, entre julho e outubro de 2020, o número total de famílias beneficiárias do Rendimento Social de Inserção (RSI), na zona Norte, sofreu uma queda em plena pandemia da Covid-19. Do início de 2020 até agosto do ano seguinte, o distrito do Porto é aquele que concentra mais famílias apoiadas por esta prestação, com uma média de 27 mil famílias, enquanto que Bragança reúne cerca de 1.200 agregados familiares a receberem esta prestação social.

Por Mariana Loureiro

Evolução do número de famílias beneficiárias do RSI na zona Norte

O impacto do coronavírus no mercado de trabalho pode ser uma das explicações para o aumento do número de beneficiários do RSI. Durante o período de janeiro de 2020 até agosto de 2021, o número total de agregados familiares nos distritos da zona Norte (Braga, Bragança, Viana do Castelo e Vila Real), beneficiários do RSI, apresenta-se estagnado, entre as 35 e 36 mil famílias.

Apesar de constantes, os valores mostram uma descida durante um período de três meses, de julho a outubro de 2020, em que se verifica uma ligeira quebra do número de famílias em cada distrito, incidindo, sobretudo, no mês de agosto (33.357 agregados). Bragança atinge, assim, durante o ano mais atípico da pandemia da Covid-19, em Portugal, o valor mais baixo (992) de agregados familiares a receberem apoio criado para assegurar as condições mínimas às pessoas e famílias.

Ao longo da evolução do número de famílias beneficiárias do Rendimento Social de Inserção nos distritos da zona Norte, nos meses de janeiro de 2020 a agosto de 2021, evidencia-se que o Porto é o distrito mais dependente do apoio social do Estado. Ainda que do mês de janeiro de 2020 a outubro do atual ano se constate um reduzido decréscimo no distrito que limita a norte com Braga, este atinge o maior pico em junho de 2020, com 28 mil e 223 famílias a receberem da prestação social.

a