“Família na relação com o bebé” em workshop

No passado domingo, dia 11, decorreu na Fnac de Viseu o workshop “Família na relação com o bebé”.  O evento, com início às 16 horas, foi orientado por Celestino Tomás, enfermeiro especialista em saúde materna e obstetrícia.

Durante o workshop, que durou cerca de duas horas, Celestino Tomás abordou todos os ciclos da gravidez e o pós gravidez, aleitamento materno e o veiculo entre o bebé e os pais.  Para o enfermeiro, a mulher é a personagem principal durante todo o processo da gravidez. A depressão pós-parto foi um dos temas com mais importância abordados durante o evento. Como o especialista referiu, “este é um assunto sério” e deve ser encarado como tal, “depois de o bebé nascer existe uma fragilidade e uma tristeza estranha na mulher”.  Celestino Tomás referiu ainda que a depressão pós parte acontece com mais frequência nas mães que tiveram problemas antes da gravidez e que já tomaram antidepressivos.

O enfermeiro falou, ainda, da relação que existe entre a mãe e o filho, como são encaradas as idas para casa e as visitas ao hospital.  Segundo este, durante as visitas que são feitas ao bebé e à mãe enquanto estes estão na maternidade pode trazer constrangimentos. “As visitas devem ser preparadas antes de acontecerem, para não haver constrangimentos”, acrescentou.

O workshop foi realizado pela clinica médica “JS, especializada em consultas de pediatria, vacinação, consultas de apoio à amamentação e recuperação pós parte.

 

Texto e imagem: Alice Santos

a