Viseu multicultural

A diversidade cultural está cada vez mais presente em todas as cidades do mundo. Viseu não é exceção. Com o seu ambiente acolhedor, espaços verdes, ruas limpas e desenvolvimento constante, existem cada vez mais emigrantes a escolher a cidade de Viriato para (re)construir vida. 

Em conversa com cidadãos vindos do Brasil, do Paquistão, da Índia e com a primeira criança de origem chinesa que chegou à cidade, tentámos perceber melhor o que mais atrai estes cidadãos com culturas opostas à nossa. O que os faz permanecer em Viseu?

O bom acolhimento faz destes “novos” viseenses pessoas confiantes do seu futuro e esperançosos de novas oportunidades. Os problemas que surgem são apenas alavancas para estes?

Viseu, cidade do interior de Portugal, comprova mais uma vez que o ponto geográfico onde se insere não é um entrave à integração de novas culturas. Mas ainda há muito a melhorar…

Nesta reportagem percebermos as várias diferenças que dividem as diferentes culturas que chegam a Viseu. Uma reportagem de Anita Almeida, Diana Lopes, João Silva e José Ferreira conta-nos como é Viseu nos olhos de quem sempre viveu em outras cidades do Mundo.

 

a