Tradição voltou a cumprir-se no carnaval de Bragança

Entre os dias 1 a 3 de março, Bragança contou com mais uma edição do Festival do Butelo e das Casulas & Carnaval dos Caretos, uma iniciativa do Município de Bragança, juntamente com a União de Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo, a Confraria do Butelo e da Casula e a Academia Ibérica da Máscara.  O fumeiro transmontano, o Butelo com Casulas e os Caretos foram as principais atrações.

Este festival contou com 36 expositores numa tenda, localizada na Praça Camões, onde estiveram reunidos produtos tradicionais do Nordeste Transmontano. Estiveram presentes vários chefs da região, Luís de Portugal, proprietário da “Tasca Zé Tuga” e também, um dos vencedores Bib Gourmand, António do Rosário, juntamente com os seus alunos do Instituto de Emprego e Formação Profissional, Óscar Geadas, do restaurante G, que foi recentemente premiado com uma estrela Michelin, e o concorrente do Masterchef júnior e Pedro Jorge.

O tradicional carnaval decorreu no dia 2 de março (sábado), a partir das 15h00, onde se reuniram cerca de mil Caretos.

Pela primeira vez, deu-se o “Assalto ao Fumeiro”, onde os Caretos tentaram roubar fumeiro, de modo a representar aquilo que acontece por esta altura em várias aldeias da região.

“Achei engraçado fazerem este assalto ao fumeiro, ainda não conhecia produtos desta região e agora que já conheço se tivesse um fato de Careto também ia, pois gostei muito de tudo aquilo que provei”, disse uma visitante de Valladolid, Espanha.

Foi então a partir das 17h00 que começou o tradicional desfile pela zona histórica da cidade. Este ano contou-se com Caretos e mascarados de várias escolas da cidade, utentes de IPSS, assim como vários grupos tanto de Portugal como de Espanha. No fim do desfile, decorreu a tradicional Queima do Diabo, que é uma figura com cerca de dez metros de altura que representa o diabo que é queimada pelos Caretos.

“Já tinha visto na internet publicações à cerca do carnaval aqui, eu e a minha mulher ficamos curiosos e decidimos vir. Estamos a gostar muito, achamos piada à queima do diabo, é algo invulgar e é sempre bom apoiar as tradições”, disse um visitante de Aveiro.

Na quarta-feira de Cinzas (dia 6 de março), nas ruas da zona histórica da cidade “A morte, o Diabo e a Censura”, saíram à rua com o intuito de perseguir e castigar as mulheres que não respeitaram o período de penitência, estes “invadem” várias casas, entrando pelas janelas ou varandas.

“Antigamente esta tradição servia de lembrete para as pessoas não se esquecerem do primeiro dia da quaresma, mas agora é só para animar a cidade e dar a conhecer um pouco das tradições antigas da cidade, que também são importantes”, contou um habitante da cidade ao #dacomunicação.

Estas três figuras caminharam pelas ruas de Bragança, desde o centro histórico até ao castelo, acrescentando assim mais um dia ao Carnaval de Bragança.

Texto e imagem: Sofia Martins