Oliveirenses acolhem estátua de João Paulo II

papa

Conhecido por ter sido o Papa que mais marcou a vida da Igreja, João Paulo II foi recentemente homenageado pela paróquia do concelho de Oliveira do Hospital.

As irmandades do concelho uniram-se para oferecer aos oliveirenses uma estátua de que retrata o Pontífice anterior. O granito foi a escolha do autor da obra, Zeferino Monteiro, para a elaboração deste símbolo religioso.

A escolha do local para expor esta obra de arte está relacionada com o facto de, futuramente, passar a existir um santuário nesse mesmo lugar. O santuário terá a mesma intenção, a de homenagear João Paulo II.

As cerimónias que antecederam a inauguração desta iniciativa da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital iniciaram-se, de manhã, no Parque do Mandanelho. Foram centenas de pessoas que assistiram à eucaristia solene do Bispo Emérito de Leiria Fátima.

Um dos motivos que levaram à escolha desta Santidade foi o facto de ter sempre demonstrado um grande carinho por Portugal, principalmente por Fátima.

Presente neste momento tão importante para a cidade, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, sempre apoiou a realização deste projeto.

Também o atual Santo Padre, o Papa Francisco, começou a fazer parte da vida dos oliveirenses, uma vez que, a rua de acesso ao local onde se encontra a estátua do seu antecessor, se passou a designar Rua Papa Francisco.

Beatriz Cruz (texto e foto)