Município organiza seminário de encerramento do projeto VISEU INTEGRA

O Município de Viseu promove o seminário de encerramento do projeto VISEU INTEGRA, denominado “Migrações, Racismo e Discriminação”, no dia 12 de dezembro, a partir das 9H30, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu.

Por Carla Ferreira e João Micaela

Numa iniciativa que marca o último evento do projeto, a sessão de abertura vai contar com a presença da vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Viseu, Leonor Barata, e será precedida das apresentações “CLAIM IPV e CLAIM Autárquico”, por Andreia Costa e Patrícia Fonseca, e “Acesso dos Migrantes à Saúde”, proferida por Fernanda Silva, Coordenadora do Gabinete da Saúde no CNAIM de Lisboa.

Na parte da manhã está ainda reservado um momento para abordagem ao tema “Racismo e Discriminação”, protagonizado por Danilo Cardoso, do Grupo Educar.

Para a tarde, estão agendadas duas apresentações de Boas Práticas. A primeira, pela Escola Secundária Viriato, denominada “Viriato sem Fronteiras”, e a segunda, pela Empresa Twintex.

“Diversidade e Igualdade” é o último painel do dia, com a participação de Paula Xavier, do NuDI – Núcleo de Diversidade e Igualdade.

O evento vai contar ainda com a apresentação de dois vídeos de resumo do projeto VISEU INTEGRA, e com um momento musical e artístico para o encerramento.

O projeto VISEU INTEGRA é promovido pelo Município de Viseu e pretende melhorar e aumentar as medidas de acolhimento e integração de migrantes nacionais de países terceiros. Durante o ano de 2023, desenvolveu várias iniciativas sobre diversas temáticas de interesse para os migrantes no concelho.

A participação neste seminário está sujeita a inscrição através do seguinte link: https://forms.gle/GTyKELbVpDRGVmjt6