Politécnico de Viseu marca presença na Qualifica 2018

A 11ª edição da QUALIFICA – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, que decorre entre os próximos dias 1 e 4 de março, mostrará ao longo de quatro dias, as mais variadas opções de ensino secundário, superior e técnico-profissional, assim como estágios em Portugal ou no estrangeiro, além de várias possibilidades profissionais. A Qualifica integra diferentes interesses adequados à realidade atual da sociedade educativa, onde o saber desempenha um papel de relevo. Partindo da Educação, Formação, Juventude, Empregabilidade e passando pelas novas carreiras nos domínios da tecnologia, artes e desporto, permite aos jovens tomar contato com as ofertas académicas nacionais e internacionais de qualidade e vivenciar uma experiência que percorre diferentes rumos profissionais num único espaço. Tem como missão ajudar os jovens a traçarem um rumo para a sua vida futura, mantendo-os conectados à rede, mas também focados no mundo real e, muito particularmente, nas oportunidades de qualificação.

“Love the planet” é o mote da feira deste ano e traduz a preocupação pelo nosso planeta e da necessidade de inserir este tema na educação dos jovens, mas não é suficiente incluir o estudo da sustentabilidade do planeta ou do meio ambiente no programa das escolas. O Politécnico de Viseu preparou uma atividade no âmbito desta temática, um projeto de sensibilização para os consumos energéticos”, denominado “DeeBike”. Elaborado no IPV, o projeto possui uma forte componente pedagógica e cívica centrada na poupança energética, aliada a uma atividade física conhecida e divertida (neste caso, o ciclismo). A ação é a melhor forma de educação, a prática diária é a forma mais rápida para se obter resultados. É urgente preservar para assegurar o amanhã.

O Instituto Politécnico de Viseu estará presente para mostrar caraterísticas singulares de cada uma das suas Escolas Superiores, exaltando a qualidade, a excelência e o dinamismo. Num espírito de promoção deste sistema de ensino, que tem um papel fundamental na formação dos profissionais do nosso país, o IPV terá oportunidade de apresentar a sua oferta formativa e as suas mais-valias, colocando em prática uma estratégia ativa de captação de alunos, num espaço de promoção do ensino superior politécnico, contando para o efeito com a presença da TUNADÃO 1998, o Teatro da Academia e no stand também com alunos da instituição a promover o “DeeBike”.

O Politécnico de Viseu marcará novamente presença pela diferença, apresentando um stand de características minimalistas, mas de forte impacto visual. Boas imagens falam por si só, não há barreiras linguísticas para o conteúdo visual, uma vez que a imagem é processada de forma muito mais rápida e eficaz pelo nosso cérebro.