Em Meirinhas há uma presidente de junta de freguesia com apenas quinze anos

Tem 15 anos, frequenta o 10° ano na área das Ciências e Tecnologias no Colégio João de Barros em Pombal e é a jovem presidente da Junta de Freguesia de Meirinhas, no concelho de Pombal. Laura Silva Mota venceu a primeira edição do concurso “Jovem presidente de Junta”, uma iniciativa que pretende envolver os jovens da freguesia na gestão da autarquia.

Por Andreia Lopes

Tem apenas 15 anos e decidiu candidatar-se a uma iniciativa da sua terra, em que as únicas condições que existiam era pertencer à freguesia de Meirinhas e ter até 17 anos. Ora, Laura Mota reunia as condições necessárias para a elaboração da sua candidatura e seguiu em frente.

A campanha eleitoral elaborou-se “como se fossem eleições reais”, refere a jovem. “Tive de elaborar o manifesto e fazer a campanha pela escola e entregar panfletos para que pudessem votar em mim”, acrescenta.

Para Laura Mota, o interesse pela política “não surgiu do nada”, já tinha participado no “Parlamento dos Jovens” em que o tema foi a desigualdade de género e terá sido assim que simpatizou com a política.

Venceu as eleições em janeiro de 2020 e desde então não para. Uma das medidas que está a concretizar é a recuperação de um espaço público nas Meirinhas – “uma escola primária que ficou inativa há pouco tempo e decidi que poderia transformá-la em biblioteca”, explica. Uma vez que nem todos os alunos têm possibilidades para estudar em casa e mesmo ter acesso à internet e a meios tecnológicos, Laura começou por querer recuperar esta antiga escola e ainda realizar uma campanha de recolha de livros para que pudesse ter uma biblioteca recheada.

A novidade chegou a todos os cantos de Portugal, chamando a atenção da vizinha Espanha e através de uma entrevista realizada por uma rádio espanhola, Laura Mota conseguiu falar com o Presidente da República. Foi nesta pequena conversa que a Jovem viu reconhecido o seu trabalho.  “É muito bom que o nosso presidente me reconheça e me apoie neste projeto”, confessa.

Neste mandato, que tem a duração de um ano, a candidata tinha três medidas que se comprometia a realizar, no entanto devido ao confinamento em que se encontra o país, Laura teve de deixar os seus projetos em stand-by. No entanto, espera conseguir terminar a biblioteca e o espaço de estudo ainda durante o seu mandato.