“Não é o curso que vos faz, mas são vocês que fazem o curso”

Hoje, dia 4 de Dezembro, foi o segundo dia do evento ESEV Marca-te. Os alunos da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) tiveram a oportunidade de assistir a duas palestras durante o dia, com ex-alunos dos vários cursos de que a escola dispõe.

Neste segundo dia, os alunos puderam, ainda, tirar as suas dúvidas sobre os desafios que existem após o término de uma licenciatura, e pedir conselhos sobre como tirar partido ao máximo dos tempos académicos.

Durante o período da manhã, Ramon Freitas e Catarina Melo, ambos alunos licenciados em Artes Plásticas e Multimédia, contaram as suas aventuras após terminarem a sua licenciatura.

Catarina Melo, antiga aluna de Artes Plásticas e Multimédia, após terminar o curso teve a oportunidade de trabalhar na televisão da Feira de São Mateus, em Viseu, e durante esse tempo surgiu-lhe a proposta para ser freelancer numa empresa em Águeda, onde poderia exercer atividades dentro da sua área de licenciatura. Catarina afirma que os atuais estudantes não podem olhar para cada obstáculo como sendo fruto da sorte, mas sim como “fruto do vosso trabalho. Olhar para cada passo dado e pensarem que o mereceram pelo vosso esforço”.

Ramon Freitas, também antigo aluno do mesmo curso, partilhou o seu testemunho, e aconselhou os alunos a fazerem o que mais gostam. “Não é o curso que vos faz mas são vocês que fazem o curso”, sublinha Ramon.

Na sessão da tarde, a ESEV recebeu os ex-alunos Jonatan Regalo e Paulo Santos licenciados em Publicidade e Relações Públicas.

Ambos partilharam com os estudantes o percurso árduo que tiveram até conseguirem alcançar um emprego onde se sentissem realizados. Incentivando ao sucesso escolar, os ex-alunos aconselharam e garantiram que o conhecimento que é transmitido na escola ao longo dos três anos de curso é uma base importante para o sucesso no mundo do trabalho.

O terceiro dia é já amanhã, dia 5 e conta com a presença de vários convidados entre os quais, Ruben Amorim, antigo aluno de Educação Social.

Texto: Ana Margarida Rodrigues

Imagens: Pedro Ferreira