Tribu no foyer do Politécnico de Viseu

A exposição “matter MATTERs” está patente ao público no foyer da Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu até ao próximo dia 4 de janeiro de 2019.

Para o autor, TRIBU aka Paulo Luís, na génese desta mostra esteve sempre presente a ideia de “transformar a matéria e a relação ‘matter matters’ em que trabalho a textura e a forma em quadros/frames/imagens estáticas – onde procuro atribuir-lhes uma relação de escala e ordem que sai fora do contexto para que foram criados – numa relação com a cor e o equilíbrio da forma que se encerra numa composição limitada ao espaço finito da tela ou superfície de trabalho”.

Entre a natureza e a urbe, o criativo viseense procura o incessante equilíbrio entre formas, cores e texturas. E é a musa natureza quem mais o inspira inequivocamente. O ato de construir as diversas obras baseia-se muitas vezes na urbe, no quotidiano construído, ao qual a arquitetura não é alheia. “Quase sempre a construção é anti natura, pois não surge naturalmente, e é nesse âmago que surgem muitas obras, da ‘obrigação’ da sujeição de trabalhar materiais e matérias-primas que, ao não serem dali, penso que as devo trabalhar dessa forma; dou-me conta cada vez mais deste processo/binómio criação vs destruição que é latente em todas as obras. Para as minhas obras trago um pouco dessa matéria, que após parte da sua ‘vida’ útil, resolvo recolher e reutilizar”, acrescenta o autor.

Tribu atribui papel fundamental na construção e definição do seu trabalho às matérias e à cor “são linhas condutoras, desde o mais pequeno pormenor. Gosto dos pormenores, na essência dos materiais, nos relevos que lhe definem a textura que se transforma ao longo do tempo e que se incrusta na sua superfície até ganhar raízes no âmago da sua essência”.

Natural e residente em Viseu, Paulo Luís é licenciado em Arquitetura pela Universidade de Coimbra. Desenvolve atividade profissional ligada à arquitetura, design e património desde 2002 e de artes plásticas a partir de 2004. Criativo e curioso por natureza, arquiteto de formação, artista (músico e produtor de conteúdos áudio) e artista plástico por paixão.

Na “Galeria Virtual” do Instituto Politécnico de Viseu, em http://www.ipv.pt/galeria, pode-se ainda apreciar outras exposições realizadas com a chancela do IPV. A Galeria Virtual do IPV é um espaço de apresentação e divulgação de artes plásticas. Este projeto virtual, de enorme alcance, pretende entrar de forma simples pelo mundo de cada um e tocar nas suas sensibilidades. Com obras de vários autores, alguns já enraizados outros em fase de implementação, esta galeria está aberta a divulgar o trabalho de todos quantos o queiram fazer, desde que, respondam a certos padrões de qualidade.