Barbearia Ricardo Alves aposta em ambiente familiar

A Barbearia Ricardo Alves tem-se tornado num local de eleição, não só pela população em geral, mas também por vários jogadores de futebol. Localizada em Marzovelos, Viseu, esta barbearia é conhecida pelos cortes de cabelo e, também, pelo ambiente familiar entre trabalhadores e clientes.

Ricardo Alves, cabeleireiro e barbeiro, avançou com o projeto em Março de 2015. Apesar de já ter experiência como cabeleireiro, Ricardo Alves confessa que a parte de barbearia sempre foi do seu agrado. “Sempre gostei de cortar cabelo a homens e, mesmo trabalhando num cabeleireiro de senhoras, sempre trabalhei nessa parte”, conta. Com o apoio dos pais, abriu a Barbearia e começou a trabalhar sozinho. Com o trabalho a acumular-se decidiu contratar uma segunda pessoa e, atualmente, a Barbearia conta com 7 trabalhadores.

Para além de Barbearia, o espaço inclui ainda um estúdio de tatuagens, que foi aberto pouco tempo depois da abertura da Barbearia. “O espaço de tatuagens sempre foi uma ideia minha, o tatuador é autónomo, mas trabalha dentro das minhas regras” afirma Ricardo Alves.

A decoração moderna e apelativa também contribui para distinção neste espaço, uma decoração feita ao gosto de Ricardo e dos seus trabalhadores. “Fizemos o espaço ao nosso gosto. Nada disto estava assim se não fosse a minha equipa”, salienta o empresário.

Para Ricardo esta “equipa” funciona bem pois as suas relações vão mais além do que a ligação enquanto colegas de trabalho. – “Os meus colegas têm de ser meus amigos para isto correr bem, é este o tipo de relação que tento criar”, explica.

O ambiente familiar que é vivido dentro do espaço é visto como um fator de distinção em relação a outras barbearias e, a boa relação é transmitida aos clientes, que se mostram bastante satisfeitos. “O ambiente que eles lá têm é do melhor, incrível mesmo”, afirma um cliente.

Segundo Ruben Vale, trabalhador da barbearia há cerca de ano e meio, um dos motivos para este tipo de ambiente é “gostares daquilo que fazes, amares a profissão acima de tudo”. Questionado sobre se trabalhar na Barbearia é difícil, Ruben responde que “não. “Quem trabalha e quem gosta desta área sabe que não tens horário para entrar nem para sair. Quem “manda” são os clientes. Tens um horário de trabalho para cumprir, dentro desse horário cumpres e depois vais sempre um bocadinho mais além porque tens que agradar sempre a toda a gente, e acabas por ficar sempre um bocadinho mais daquilo que é esperado”, afirma o funcionário. Em relação ao futuro, Ruben Vale afirma que daqui por 20 anos ainda se imagina a trabalhar na Barbearia e que “o objetivo é abrirmos cada vez mais barbearias e continuarmos juntos”.

Questionado sobre se alterava alguma coisa no espaço, Ricardo Alves afirma que mudava seria ter um espaço maior. – “Quero dar mais espaço de espera às pessoas, quero dar mais espaço de trabalho aos meus colegas”, diz o gerente. Nas palavras de Ricardo “o objetivo é evoluir”.

 

Texto e imagens: Tiago Pestana

a