Museu de Lamego regista uma subida de 60% no número de visitantes

Segundo a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), os museus e monumentos registaram uma subida de cerca de 60% no ano de 2017 em comparação com o ano anterior. Um dos casos mais notórios foi o museu de Lamego que registou cerca de 48 mil visitantes só no ano de 2017.

O Museu de Lamego, localizado no centro histórico, ocupa o antigo edifício do Paço Episcopal. Com cerca de 30 salas e de uma vasta coleção, estão expostas neste museu obras de classificação de Tesouro Nacional, como os azulejos figurados com cenas bucólicas e de caça, datados do seculo XVII, os painéis de Grão vasco que foram pintados para a Sé de Lamego entre os anos de 1506 e 1511, conjunto de tapeçarias flamengas, tecidas em Bruxelas na primeira metade do seculo XVI e uma arca tumular medieval, decorada com uma cena de caça.

No ano em que celebrou o seu centenário, é o meio cultural com maior registo de entradas, segundo Luís Sebastian, diretor do museu, isto deve-se a uma enorme presença no meio digital e a “uma comunicação online muito dinâmica e uma estratégia de publicação bastante ambiciosa”.

 

Texto: Ricardo Quintans

Imagem: Museu de Lamego

a