Portugueses levantaram 64 mil milhões euros em 2016

Em 2016, segundo dados da PORDATA, o valor médio de levantamentos em caixas automáticas de multibanco foi, em média, 64 milhões euros. Em comparação com o ano anterior, foram feitos mais levantamentos. Em 2015 o valor médio de levantamentos foi de 63 milhões euros.

Montalegre, situado no distrito de Vila Real, foi a localidade onde mais levantamentos foram feitos, verificando-se um total de 88 milhões euros, um valor maior quando comparado com a média nacional. Povoação foi a região onde o valor total de levantamentos é menor. Na vila na Ilha de São Miguel foram levantados, apenas, 53 milhões euros. Já em 2015 estas duas localidades ocuparam a mesma posição de 2016.

Em Portugal continental o valor médio dos levantamentos foi superior em comparação com a Região Autónoma da Madeira e dos Açores. No continente foram levantados cerca de 64 milhões euros, enquanto que nas ilhas foram 59 milhões euros, existindo uma diferença de 5 milhões euros. No entanto, quando comparadas as duas Regiões Autónomas verifica-se que na Região Autónoma da Madeira o valor é maior.

Desde 2001 que o valor médio dos levantamentos em Portugal tem aumentado. Em 15 anos registou-se um aumento, na média, de 8 milhões euros.

 

Texto: Alice Santos

Imagem: FreeImages.com/Vaughan Willis

a