Volume de negócios aumenta no setor primário

Em Portugal, o volume de negócios de empresas do sector da agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca aumentou cerca de dois milhões de euros entre 2010 e 2016.

O estudo divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), analisa o montante obtido pelas empresas com a venda de bens e a prestação de serviços (excluindo os impostos pagos) nas diferentes zonas do país. De acordo com os dados divulgados, a região centro foi a que teve um maior aumento, com um crescimento de 8% no volume de negócios, equivalente a mais de 500 mil euros, enquanto que o Algarve teve o menor aumento, 1%, equivalente a cerca de 66 mil euros.

No ano de 2016 e dentro da região centro, as empresas que mais vendem no sector da agricultura situam-se na região de Leira, que alcançou mais de 300 mil euros de volume de negócios, na região de Coimbra, que apresenta 250 mil euros, e na região de Aveiro, que obteve mais de 200 mil euros. Apesar do aumento de 0,3% nos anos observados, a Beira Baixa passou a ser a região com menos volume de negócio neste sector. O Médio Tejo foi a única região da zona centro em que houve uma diminuição do volume de negócios, na casa dos 0,7%.

Estes dados são resultado de um estudo do Instituto Nacional de Estatística, que analisou empresas, empresários individuais e trabalhadores independentes da área da agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca.

Texto: Rafaela Sousa

Imagem: