Jovem valecambrense convidado para orquestra da União Europeia

José Rodrigo Costa, um jovem trompista de 18 anos, natural de Vale de Campbra, foi convidado para tocar com a Orquestra de Jovens da União Europeia, no próximo dia 8 de junho, após uma audição que decorreu em novembro em Madrid. O evento terá lugar no na Igreja de “Frauenkirche” e será transmitido pela antena radiofónica Mitteldeutscher Rundfunk (MDR).

The European Union Youth Orchestra (EUYO) foi fundada no Reino Unido em 1976 com o objetivo de agrupar jovens talentosos da União Europeia, promovendo assim, a interação entre músicos de diferentes nacionalidades. José Rodrigo Costa foi um dos 10 selecionado para reserva na Tour, segundo a Direção-Geral das Artes (DGArtes). No entanto, foi convidado para tocar com a Orquestra em Junho.

Como surgiu a ideia de concorrer a Orquestra da União Europeia?

A ideia surgiu devido à minha área de estudo, pois sou músico na “Escuela Superior de Música Reina Sofía” e, como tal, quero aproveitar todas as oportunidades que estão ao meu dispor. A orquestra é bastante reconhecida pela sua qualidade musical, ou seja, tem bastante renome. Vi essa oportunidade como uma forma de atingir um objetivo pessoal, pois pretendo ser um músico de orquestra. Um dos motivos que me fez realizar a audição foi as aliciantes regalias caso fosse um dos 140 selecionados, como por exemplo trabalhar com maestros de excelência e tocar no Dubai através de uma tour. Outro motivo foi o desafio que iria ter de enfrentar, na minha opinião o desafio que iria ter contribuiria para o meu desenvolvimento técnico e social.

Qual foi a sensação de ter sido selecionado para reserva?

Sinto-me gratificado pelo meu trabalho estar a dar frutos, no entanto insatisfeito, pois não fui aceite como efetivo. O que significa que tenho de trabalhar arduamente, ainda mais, para conseguir assim um bom resultado. Mas claro que reserva é algo muito bom.

Que conselho dá a quem pretende alistar-se na Orquestra?

O meu conselho baseia-se num fator simples, para mim o essencial é estudar com o máximo de foco.

Quais são as suas ambições para a sua carreira de músico?

Quero ser um trompista de orquestra sinfónica, de momento não tenho nenhuma em mente. Contudo, um dos meus sonhos é tocar na Orquestra de Berlim ou de Munique, são sem dúvida as minhas orquestras de eleição!

Quais são os motivos que o levaram a aceitar o convite para tocar com a orquestra da União europeia?

Os motivos que me levaram a aceitar o convite foram, o facto de a orquestra ser de nível elevado; é uma oportunidade única. Existem oportunidades que não se podem descartar. Para não falar, quando os convites são feitos por identidades desta categoria, não há mesmo como negar. Apesar de Portugal fazer parte da “Orquestra de Jovens da União Europeia” após uma década do seu começo, o jovem valecambrense, optou por fazer a audição em Madrid, uma vez que é lá que está a viver.

Texto: Daniela Costa

Imagem: DR