Funicular ou Viriato?

É já no início do próximo ano que irá circular um novo veículo que vem substituir o funicular da cidade de Viseu. Viriato, o nome dado a esta viatura, é o primeiro transporte elétrico não tripulado em Portugal a andar na rua. Promete ser menos barulhento, mais ecológico para o ambiente e mais barato para o Município.

Numa primeira fase, o veículo irá fazer a ligação entre a Cava de Viriato e o centro histórico. Terá um sensor na parte frontal que o fará parar caso esteja demasiado perto de um obstáculo. Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu, considera que este transporte inovador “permite melhorar a eficácia e a gestão de uma cidade. A utilização da tecnologia em prol dos cidadãos melhora não só a qualidade de vida dos munícipes, como a própria democracia”.

Andreia Almeida, cidadã de Viseu, considera que está satisfeita com o funicular, mas concorda com o novo veículo, dependendo do “orçamento que vai exigir da Câmara Municipal”. “Se realmente ele necessita de funcionar à noite e não sendo tão barulhento, é uma vantagem para quem mora ali e para quem precisa dele à noite”, afirma a viseense. Porém, Andreia Almeida acrescenta que é preciso ver se o Viriato é realmente é necessário nessas horas, “porque não vale a pena gastarmos dinheiro com alguma coisa que não vai ter uso”. Para além disso, a cidadã viseense comenta que o novo veículo irá atrair mais pessoas e mais turistas para a cidade.

“O erro foi instalar, na altura, o funicular; acho que não se justificava e por isso penso que o funicular foi um fiasco total e que não trouxe nada de positivo”, comenta Adriano Pinto, taxista da cidade, acrescentando que o Viriato é algo bom para Viseu. O taxista confessa ainda que o funicular incomoda os habitantes da rua e os motoristas de táxis, visto que estes não podem circular tão facilmente.

Já Carolina Dias, estudante e residente temporária na cidade, confessa que o Viriato irá “tirar a tradição da cidade de Viseu e emprego às pessoas” e não percebe a necessidade de substituir o funicular, tendo em conta que “as pessoas o utilizavam bastante”.

O Viriato foi apresentado no dia 11 de abril, Smart City Summit pela marca TULAlabs, na Feira Internacional de Lisboa. O novo transporte tem 9 metros e 24 lugares e está integrado no sistema de mobilidade de Viseu.

 

Texto e imagem: Helena Pinhão e Rute Monteiro

a