Viseu: Exposição “Hortas Confinadas” no Centro de Arte Contemporânea

A Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea de Viseu é o palco para a exposição “Hortas Confinadas”, desde o passado dia 24.

Por Jéssica Pereira

“Hortas Confinadas” faz parte de um projeto de inclusão social pela arte “Horta de Deméter”, desenvolvido pelo NICHO – Associação Cultural, em parceria com o Município de Viseu, através da Quinta da Cruz, a Escola Superior Agrária de Viseu, o Lar Escola de Santo António, a Escola Secundária de Viriato e a ASSOL.

A exposição é o resultado de vários projetos desenvolvidos no último período de confinamento, pelos jovens do Lar de Santo António e os alunos da Escola Secundária de Viriato, que também são parte integrante do “Horta de Deméter”.

Os conteúdos do projeto passam por desenhos, fotografias, kits para a construção de terrários, gravações de voz e, ainda, sementes e alvéolos para a germinação de plantas. Segundo a autarquia viseense, este conjunto de atividades permite “manter vivo o espírito do projeto e contribuir de forma criativa para minimizar o isolamento, tanto dos jovens do Lar de Santo António, confinados na instituição, como dos alunos da Escola Secundária de Viriato, cada um em sua casa”.

Até ao próximo dia 30 de maio será possível conhecer e visitar esta exposição no Centro de Arte Contemporânea de Viseu. O momento de inauguração é aberto ao público, contudo é limitado à lotação do espaço, dadas as circunstâncias e as normas em vigor no âmbito da pandemia COVID-19.