“Chipar em Movimento” angariou fundos

chipar

Realizou-se em Chipar de Cima, aldeia do concelho de Anadia, um evento de angariação de fundos para a festa de Santa Marinha 2016. A iniciativa desenvolveu-se pelo grupo de jovens da aldeia, cujo o lema é “Chipar em Movimento”. O evento contou com a venda de alguns produtos confeccionados pelos jovens organizadores da festa, como bolos, fogaças, aperitivos, chá e café.
Susana Catarina Oliveira, jovem colaboradora do grupo, contou que “todos os anos na festa de Santa Marinha é escolhido/ nomeado um grupo de mordomos para fazer a festa do ano seguinte”. Devido ao facto de a maioria dos mordomos já não se encontrar, atualmente, a residir na aldeia, um grupo de jovens resolveu juntar-se de forma a realizar, tanto a festa noturna, como a religiosa deste ano. Este grupo integra João Ribeiro, o único mordomo nomeado pelo grupo de mordomos anteriores.

A Santa Marinha é a santa padroeira de Chipar de Cima. A festa em honra desta santa celebra-se todos os anos na primeira quinzena de julho e este ano terá lugar nos dias 8, 9 e 10.

Cátia Brito (texto e foto)

a