Sonia Livingstone falou sobre as crianças no mundo virtual

Professora de psicologia social no departamento de comunicação social da London School of Economics, Sonia Livingstone abordou o tema “Researching children’s online experiences”. A sua participação decorreu na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, após a sessão de abertura do X congresso da SOPCOM.

Com interesses de pesquisa ligados às experiências online das crianças, Sonia Livingstone revelou de que forma estes utilizam a internet, analisando ainda as oportunidades e os riscos inerentes dessa utilização.  As áreas de pesquisa da professora centram-se na Europa e na América do Sul.

Foram apresentados alguns resultados da sua investigação em diversos países. Preferencialmente, as crianças acedem ao mundo virtual na sua habitação, um resultado uniforme a todos os países estudados, sendo a escola o segundo local de eleição para o acesso à internet.

A aprendizagem sobre algo novo através de pesquisas online, a procura sobre oportunidades de emprego, a visualização de notícias e a compra online, são as oportunidades destacadas pelo estudo de Sonia Livingstone. Os principais riscos apontados pela oradora foram a visualização de imagens sexuais e a interação no mundo real com pessoas que conheceram na internet. Quando se sentem ameaçadas, as crianças, preferencialmente, relatam o sucedido a um colega, ao invés dos pais ou professores.

Relativamente à utilização da Internet, no continente europeu, 65% das crianças utiliza-a diariamente e 55% delas usa-a de forma semanal. No caso concreto de Portugal, Sonia Livingstone apontou que 67% das crianças utiliza a internet diariamente, enquanto que 60% utiliza a internet uma vez por semana. Os estudos em Portugal vão ser mais desenvolvidos em 2018, ano em que serão apresentados novos resultados de pesquisa.

O resultado de todas as investigações está disponível no site “Global Kids Online.  A cidade de Viseu foi o palco da primeira comunicação de Sonia Livingstone em Portugal.

Texto: João Miguel Carvalho

Imagens: Diana Baltazar