Folar de carne em tempo de partilha

No passado dia 1 de Abril celebrou-se a Páscoa, uma festividade religiosa com muitas tradições pelo país inteiro, variando de região para região. Pelas aldeias de Trás-os-Montes, Páscoa é sinónimo de Folar, de missa e de família.

 

Uma das mais antigas tradições que existiu em Cedainhos, uma aldeia que pertence ao município de Mirandela, era a chamada “reza”. “Tínhamos de deitar a reza em cima de alguém e de baixo de teto não valia. A pessoa a quem deitássemos a reza tinha de nos dar uma prenda”, conta Manuela, uma habitante de 48 anos. “Na nossa altura, como não recebíamos todos os dias um presente, aproveitávamos esta época. Ainda cheguei a receber um lenço de bolso” continua.

A Páscoa em Trás-os-Montes é sinónimo, também, do famoso folar de carne. Falamos de um folar recheado com o fumeiro da região, iguaria com uma enraizada tradição de partilha com os familiares. “Cada um faz os seus folares, mas no final tenho de dar sempre um a cada um dos meus irmãos, é uma tradição” relata Manuela.

No dia de Páscoa, é dia de juntar a família e de ir à missa para celebrar a ressurreição de Jesus.

A cidade de Mirandela celebra a Páscoa com várias iniciativas que decorrem durante as férias dos mais novos e que incluem várias atividades pela cidade. Desde convívios, teatros, sessões de cinema, atividade físicas ao ar livre, leitura de contos, todos os eventos visam a participação das crianças, mas também dos adultos.

 

Texto e imagem: Diana Baltazar

a