Semana Santa em Vila Cova à Coelheira

Cumprindo a tradição, Vila Cova à Coelheira, freguesia do concelho de Vila Nova de Paiva, recebeu, de 25 de março a 1 de Abril, a Semana Santa. O evento contou com várias atividades religiosas e foi organizado pela Comissão Fabriqueira Paroquial, Irmandade de Nosso Senhor dos Passos, Confraria do Senhor, contando com a colaboração de várias entidades. 

Anualmente, celebra-se a Semana Santa na freguesia de Vila Cova à Coelheira, pertencente ao concelho de Vila Nova de Paiva, distrito de Viseu. Profundamente enraizada na sua vivência, a celebração da Semana Santa, constitui, um dos momentos mais comoventes do ano.

No dia 25 de março, celebrou-se o tradicional “Domingo de Ramos”, onde, pela manhã, se realizou a bênção dos ramos, junto ao Senhor da Boa Sorte, seguida da procissão e eucaristia. No final do dia, deu-se a Procissão da Senhora da Soledade do Calvário para a Igreja Matriz.

Na noite de terça-feira, dia 27, ocorreu o “Amentar das Almas”, momento durante o qual as pessoas andam pela vila durante a noite, com capuzes e lampiões antigos a cantar e a rezar pelas almas do purgatório.

No decorrer da quinta-feira santa houve a “Procissão do Encontro” do Senhor dos Passos, que se encontra com a Nossa Senhora e Santa Madalena, a caminho do Calvário, num cortejo acompanhado pela banda musical. Durante a cerimónia na igreja, efetuou-se a representação do “lava-pés” pelo padre a algumas pessoas que assistiam à missa.

Na sexta-feira, dia 30 de março, tiveram lugar a “Celebração da Palavra” e a “Via Sacra” durante a tarde, sendo que nesta última foi representada a vida de Cristo ao longo dos vários pontos da vila, num momento da responsabilidade dos habitantes da freguesia, que incluiu adultos e crianças. À noite desenrolou-se a “Procissão do Sr. Morto”, onde as pessoas acompanham Jesus Cristo no caixão, com velas acesas iluminando o caminho e na presença da banda musical a tocar a marcha fúnebre, juntamente com a irmandade vestida de roxo com capuzes.

No último dia, houve a missa festiva de Domingo de Páscoa na Paróquia de São João Batista, acompanhada pelo Grupo Coral da Paróquia, onde benziam a água e o fogo, seguindo mais tarde a procissão eucarística e a anual visita pascal.  Para finalizar o dia, à noite, a Comissão de Festas do Senhor do Calvário, organizou um Baile de Páscoa com entretenimentos, música e comida para acompanhar.

 

Texto e imagem: Diana Ferreiro

a