Quinta da Cruz apresenta exposição que explora o conceito de luz

Entre os dias 13 de janeiro e 31 de março, a Quinta da Cruz apresenta uma exposição interativa denominada “À velocidade da Luz” numa parceria com a Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (APECV). A exposição apresenta a luz como um “conceito transitivo de ação reflexiva sobre o mundo em que vivemos”, explicam os autores.

A exposição apresenta duas componentes: uma instalação de Ângela Saldanha e uma obra fotográfica de Diogo Ferreira. A instalação “convida a uma conversa intimista e à descoberta performativa das projeções cinematográficas da luz”, como explica a artista. A obra interativa de Diogo Ferreira é o resultado da captação através de uma máquina fotográfica da conjugação da velocidade e da claridade. Na exposição, o autor explica que a sua obra são “imagens que o olho humano não tem condições para captar”.

Durante toda a exposição, o visitante é convidado à reflexão sobre a claridade e a ser coautor da obra, através dos jogos de presença e ausência de luz.

Ângela Saldanha é vice-presidente da APECV e elemento do Conselho Europeu da International Society for Education through Art (InSEA) e tem formação académica em diversas áreas artísticas. Diogo Figueiredo iniciou em 2014 o curso de artes visuais, onde desenvolve o seu interesse e paixão pela fotografia.

A Quinta da Cruz é um projeto da Câmara Municipal de Viseu com o objetivo de transformar a quinta num espaço de arte, cultura e lazer. Situa-se na margem do Rio Pavia, a dois quilómetros da cidade de Viseu, e possuiu uma extensa área verde de grande biodiversidade. O espaço museológico direciona-se para a arte contemporânea e apresenta uma exposição permanente, exposições temporárias e oficinas criativas. A Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual é responsável pelas mostras do piso -1 da Casa de Exposições.

“À velocidade da Luz” pode ser visitada de terça a domingo, entre as 10 e as 13 horas e das 14 às 18 horas até ao dia 31 de março.

 

Texto e imagem: Rafaela Sousa

a