Tondela incapaz de travar ímpeto do Benfica

Tondela sofre pesada derrota aos pés do tetra campeão nacional, Benfica. Os encarnados venceram por 5-1, com Pizzi, Jonas e Grimaldo em destaque.

Na ressaca da eliminação da taça de Portugal, frente ao Rio Ave, o Benfica respondeu da melhor maneira e goleou o Tondela no estádio João Cardoso. Pizzi e Jonas assinaram dois golos cada e Grimaldo bisou nas assistências.

A equipa da casa entrou forte no jogo, com uma pressão alta a dificultar a saída de bola do Benfica. Com um plano de jogo baseado em saídas rápidas para o ataque, a equipa de Pepa dispôs de duas boas ocasiões de golo nos primeiros 10 minutos. Tomané de cabeça e Murillo com um remate em jeito a rasar a barra puseram em sentido Bruno Varela e toda a linha defensiva encarnada, que não contou com a habitual presença de Luisão. O central brasileiro, e capitão de equipa, saiu lesionado do embate com o Rio Ave e não recuperou a tempo.

Do outro lado, Cláudio Ramos foi obrigado a intervir pela primeira vez aos 12 minutos após remate de Salvio. O extremo argentino fletiu para dentro e rematou de pé esquerdo para defesa apertada do guarda redes formado no Clube de Futebol Os Repesenses. O tetra campeão nacional assumiu o controlo total do encontro e aos 17 minutos Pizzi abriu o marcador em Tondela. O médio português respondeu da melhor forma a um cruzamento vindo do flanco do flanco direito por parte de André Almeida e balançou as redes de Cláudio Ramos pela primeira vez.

O golo de Pizzi abalou a organização da equipa do Tondela que apresentou lacunas a nível defensivos que foram aproveitadas por Salvio e Pizzi, novamente. Numa grande jogada coletiva por parte da equipa encarnada, Grimaldo, depois de uma boa tabela com Pizzi, cruza para Salvio que de cabeça bate o guardião do Tondela.

No decorrer do minuto de descontos dado por Tiago Martins, Pizzi bisou na partida. Krovinovic combinou com Jonas que posteriormente abriu no flanco esquerdo em Grimaldo. Tal como no segundo golo do Benfica, o defesa esquerdo espanhol cruza para Salvio e num momento genial o extremo argentino fez um passe picado para Pizzi, que de primeira fuzilou Cláudio Ramos.

O segundo tempo teve um início em tudo igual ao primeiro, com uma entrada forte da equipa do Tondela. Murillo, o mais esclarecido da equipa beirã, testou a atenção de Bruno Varela que respondeu afirmativamente, fazendo uma mancha e fechando todos os ângulos da sua baliza.

Sem qualquer registo ofensivo até então, o Benfica aumenta a contagem aos 60 minutos de jogo por intermédio de Jonas, o melhor marcador do campeonato. Num lance de laboratório, Grimaldo bateu o canto para a zona de penalti onde, após confundir a marcação, apareceu solitário o avançado brasileiro, que com uma execução perfeita desfeiteou Cláudio Ramos pela quarta vez na noite.

Com o avolumar do resultado o Benfica estava cada vez mais confortável no jogo. No entanto, aos 75 minutos o Tondela chega ao golo. Krovinovic numa tentativa de passe para Jardel entregou a bola a Heliardo Silva que aproveitou a desorganização defensiva do Benfica e apenas com Lisandro Lopez pela frente, encarou o central argentino e rematou colocado à baliza de Varela. O guarda redes internacional Português defendeu o remate do avançado do Tondela, mas ao segundo poste apareceu livre de marcação Tyler Boyd que encostou para a baliza deserta.

A diferença de 4 golos foi reposta por Jonas, que bisou na partida. Na sequência de um pontapé de canto, Salvio faz uma abertura na ala direita para Pizzi que assistiu o avançado brasileiro que só teve de encostar para ao fundo da baliza.

O Tondela conta por derrotas todos os encontros em que defrontou o Benfica. Com este resultado a equipa beirã segue em 12º lugar com 15 pontos, enquanto que o Benfica continua no 3º lugar da Liga Nos, a três pontos de Sporting e em igualdade pontual com o  Porto, que defronta hoje o Marítimo.

 

Texto: João Miguel Carvalho

Imagens: SL Benfica

a