Município de Nelas aposta no Turismo de Natureza

No âmbito da candidatura efetuada pelo Município de Nelas, através da CIMVDL – Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, referente à Sinalização Turística – Produtos Turísticos Integrados e Património Natural e após aprovação da mesma candidatura, iniciaram-se os trabalhos de instalação da sinalética e equipamentos referentes aos Percursos Pedestres e Percursos associados ao Centro de BTT a instalar na Quinta da Cerca.

O valor total do investimento neste projeto é de mais de 70.000,00 €, sendo cerca de 30.000,00 € suportados pela autarquia.  O Município de Nelas ficará dotado de uma rede de percursos de natureza (serão 3 percursos pedestres e 6 percursos de BTT aliados ao um Centro de BTT), promovendo o património natural do concelho valorizando as atividades físicas aliadas ao Turismo de Saúde.

Estes trabalhos de instalação destes equipamentos desportivos estão a ser faseados inicialmente com as limpezas dos percursos, a pintura das marcas homologadas (marcas de cor vermelha e amarela) para os percursos pedestres, a colocação das balizas com a sinalética homologadas dos percursos de BTT e com postes de plástico reciclado e posteriormente com setas direcionais e painéis explicativos dos percursos bem como a instalação do Centro de BTT.

A implementação deste projeto está prevista até ao terceiro trimestre de 2019. Os Percursos Pedestres serão os seguintes; PR1 – Percurso dos Moinhos do Castelo (Senhorim) – 8.12km, PR2 – Percurso de Santar – 10.61 km, PR3 – Percurso Caldas da Felgueira – 10.19km.

A Rede de Percursos associada ao Centro de BTT, será constituída por 6 percursos num total de 263 km (com 4 graus de dificuldade) e abrangerá todas as freguesias do concelho.

Apelamos à compreensão da população nesta fase de instalação dos percursos, através da vigilância do equipamento e alerta de situações que possam comprometer a instalação dos Percursos.

a