Antevisão: Prepare a manta, reabasteça o frigorífico, vêm aí os quartos do final do mundial 2022

Após a categórica vitória de Portugal de 6 a 1 sobre a Suíça estão encontradas as 8 melhores equipas deste campeonato no mundo no Catar. Estão definidos todos os jogos, prepare a sua agenda, porque não vai querer perder pitada dos 4 jogos.

Por Gonçalo Augusto

Os quartos de final vão ser jogados na sexta-feira e sábado, começando com o Croácia-Brasil, que terá lugar no Education City Stadium, em Al Rayyan, pelas 15 horas, no dia 9 de dezembro. O Brasil vem de uma vitória sobre a Coreia do Sul por quatro bolas a uma e a Croácia de um triunfo nas grandes penalidades por 3 a 1 após empate a 1 no tempo regulamentar e no prolongamento.

Ainda no mesmo dia às 19 horas teremos o Países Baixos – Argentina no Lusail Stadium, palco da final do mundial de dia 18 de dezembro. Os Países Baixos estão motivados pela vitória por 3-1 sobre os Estados Unidos e ainda não perderam nesta competição, já os argentinos apuraram-se para os quartos de final após baterem a Austrália por 2-1.

No dia seguinte é a vez de Portugal entrar em campo, pelas 15 horas, em Doha no Al Thumama Stadium frente a Marrocos. A equipa das Quinas vem de uma vitória gorda sobre os suíços e espera avançar para as meias-finais, algo que já não acontece desde 2006. Os marroquinos são a grande surpresa deste mundial e a única representante africana nos quartos de final. Após acabarem em primeiro num grupo com Bélgica, Croácia e Canadá, esperam repetir a receita do jogo dos oitavos de final onde bateram a poderosa Espanha nas grandes penalidades e atingirem assim as meias-finais, o que seria histórico pois nunca nenhuma seleção de África chegou a fase tão avançada do torneio.

Para fechar o quadro dos quartos de final temos França-Inglaterra às 19 horas em Al Khor, no Al Bayt Stadium. A França bateu a Polónia por 3-1 no último jogo e espera ter um Mbappé em grande forma, atual melhor marcador da competição. Já a Inglaterra vem de uma vitória fácil sobre o Senegal e espera derrotar os franceses para chegar às meias-finais do mundial pela 2º vez consecutiva.

Recorde-se que os vencedores dos jogos de dia 9 encontram-se dia 13 de dezembro no Lusail Stadium para saber quem será o primeiro finalista, já os vencedores dos jogos de dia 10 encontram-se em Al Khor, dia 14 para a segunda meia-final.

a