É oficial, entrega da bandeira: Viseu é a Cidade Europeia do Desporto 2024

Arrancou a Cidade Europeia do Desporto de Viseu com a celebração da Gala de Abertura e a entrega da bandeira formal, no Pavilhão Multiusos, no passado sábado, dia 20, numa sessão que contou com a presença da comunidade, dos embaixadores, atletas, representantes institucionais e associações ligadas ao desporto.

Por Gonçalo Santos. Imagens de Município de Viseu / José Alfredo

A apresentação da Gala ficou a cargo da jornalista Andreia Matos, licenciada em Comunicação Social, desde 2008, pela Escola Superior de Educação de Viseu e agora jornalista no Canal 11. A Gala foi animada por artistas viseenses, como Mara Pedro, Tilhon, a banda Fingertips, DJ Victor Pirez e o Coro Mozart. O evento dividiu-se em quatro momento distintos: o Tempo, o Espaço, a Comunidade e o Desporto, através dos quais se desenrolaram várias atividades e performances criativas que remontam às modalidades desportivas, tendo apelado ao visual e ao auditivo, juntamente com espetáculo de dança, representação, luz e música.

Gala foi apresentada por Andreia Sofia Matos

“Estou confiante de que será um marco para Viseu, e que não se esquecerá tão depressa”, destaca Mário Trindade, embaixador e atleta de Atletismo em Cadeira de Rodas. Já Francisco Neto, embaixador e selecionador de Futebol da Seleção Feminina, realça o “atrevimento” da Câmara Municipal de Viseu, e espera “que seja um ano onde as pessoas possam desfrutar da cidade” com todas as modalidades. O internacional português e futebolista no clube catalão, João Félix, como também embaixador da Cidade, não pôde estar presente, mas enviou uma mensagem, pela qual transmitiu o seu sentimento de orgulho e mostrou ter “a certeza de que será muito importante para o desporto em geral em Viseu” e será uma “motivação extra” para a prática do desporto, bem como argumentou que será importante para “a afirmação da cidade”.

A mascote da Cidade Europeia do Desporto, uma personificação de um boneco veloz, supersónico e do futuro, tem o nome de “Carlos”, em homenagem ao campeão olímpico em atletismo, Carlos Lopes, também natural de Viseu, da freguesia de Vildemoinhos.

A mascote da Cidade Europeia do Desporto

São 13, ao todo, os embaixadores que apadrinham a candidatura, sendo eles: Andreia Matos, jornalista do Canal 11 da Federação Portuguesa de Futebol; António Silva, na modalidade de Futebol e atleta do Sport Lisboa e Benfica e Seleção Nacional; Bárbara Gomes, na modalidade de Voleibol e atleta a defender as cores do Vitória Sport Clube e da Seleção Nacional; Beatriz Figueiredo, na modalidade de Hóquei em Patins, atleta do Sport Lisboa e Benfica e Seleção Nacional; Francisco Neto, selecionador de Futebol da Seleção Feminina; Hugo Lopes, na modalidade de Rally; Joana Cardeal, na modalidade de Natação e atleta do Académico de Viseu Futebol Clube e Seleção Nacional; João Félix, jogador do Futbol Club Barcelona; Maria Miguel Alagoa, na modalidade de Futebol a representar a Florida State University e a Seleção Nacional; Mário Trindade, atleta Paralímpico de Atletismo em Cadeira de Rodas; Rita Figueiredo, na modalidade de Atletismo e a competir pelo Sporting Clube de Portugal e Seleção Nacional; Tiago Ferreira e Tiago Ladeira, na modalidade de Ciclismo.

Alguns dos embaixadores que apadrinham a candidatura

A Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES Europe) declarou Viseu como Cidade Europeia do Desporto 2024 e o mote ou slogan da Cidade Europeia do Desporto de Viseu aproveita a conjugação do ano 2024 com a designação horária de 24h e caracteriza-se pelo apelo ou expressão vital: “Vive o Desporto 24 Horas por Dia”.

Atuação dos Fingertips

Viseu será Cidade Europeia do Desporto durante todo o ano de 2024.