São Pedro do Sul antevê ampliação das urgências do centro de saúde para breve

O vice-presidente da Câmara Municipal de São Pedro do Sul, Pedro Mouro, fala sobre o novo projeto nas termas e a necessária amplicação das urgências do centro de Saúde do município. O autarca fala ainda sobre o turismo de natureza e as obras no Estádio Municipal da Pedreira

Entrevista de Guilherme Moreno e Ricardo Almeida

#dacomunicação O termalismo é uma das principais atrações do Município de São Pedro do Sul, pelo que se auto-intitula de “Capital do Termalismo”. Segundo o Relatório de Contas e Gestão de 2022 da Termalistur, o expoente máximo de incidência dos 16.235 termalistas data no 3º trimestre (Julho, Agosto e Setembro). Existe algum plano em curso para tentar reduzir esta sazonalidade e equilibrar a procura nos restantes períodos do ano?

Pedro Mouro Sim, existe. Mas essa sazonalidade tem vindo a ser quebrada ao longo dos anos e é cada vez menos evidente. Têm sido feitos vários planos para o efeito, o mais evidente é o novo projeto a iniciar em breve que se prende com o novo Balneário Rainha D. Amélia, num investimento superior a 4 milhões de euros que vai atingir novos públicos e novos mercados.

#dacom Em 2021, a Câmara Municipal de São Pedro do Sul inaugurou um Parque Empresarial na freguesia de Pindelo dos Milagres, devido à relativa proximidade com a autoestrada A24. Num debate promovido pela Rádio Lafões para as Eleições Autárquicas de 2017, foi referido pelo Partido Social Democrata que vetaria a construção do mesmo caso vencesse as eleições, visto que tinha na sua posse um acordo com as Câmara Municipal de Vouzela e de Viseu para uma renovação da deteriorada N16, e a construção do parque dar-se-ia nessa ligação. Existe algum plano futuro por parte do executivo que passe por esta mesma renovação que há anos e anos é desejada pelos lafonenses?

PM Esse acordo com as Câmaras Municipais não existe, tratou-se apenas de propaganda eleitoral. Neste momento está em execução um Plano de Pormenor para a zona da Pedreira que se localiza no enfiamento da ligação a Viseu.

#dacom Existe um problema generalizado nas urgências dos hospitais em Portugal. Sente que o Centro de Saúde de São Pedro do Sul, por ser dos poucos da região que usufrui de um serviço de urgências, está de alguma forma pressionado e sobrelotado pela ausência de alternativas próximas?

PM É verdade. O facto do mesmo servir vários concelhos, associado ao reduzido número de médicos e aos surtos de gripe e de outras patologias que vivem no momento, faz com que essa lotação seja evidente e careça de uma ampliação desse serviço que vai ser executada em breve.

#dacom A requalificação do relvado do Estádio Municipal da Pedreira, avaliada em cerca de 257 mil euros, é uma das obras que ainda está em curso. Inicialmente estava prevista a conclusão da obra para o mês de setembro, na abertura da época desportiva dos clubes do município. A que se deve esta demora?

PM A conclusão nunca esteve prevista para setembro. Ainda assim, reconhecemos o atraso da responsabilidade do empreiteiro e também dos meses rigorosos de inverno que vivemos.

#dacom A 6 de outubro de 2023 foi inaugurado o último troço da ecopista do Vouga que liga Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Viseu e Vouzela. De que forma as ecopistas do Dão e do Vouga potenciam a economia de São Pedro do Sul, nomeadamente em termos de turismo da natureza, e se há perspetivas para um novo alargamento da ciclovia?

PM É um projeto turístico integrado numa lógica intermunicipal que permite atrair novos públicos e sobretudo os novos “aficionados” do walking.

#dacom A recente construção da nova central de camionagem de São Pedro do Sul tem levantado algumas críticas por se encontrar distanciada do centro da cidade. Sabe-se que algumas das paragens anteriormente estabelecidas serão suprimidas, algo que não acontecia na alternativa anterior. Existe algum plano de criação de um transporte urbano que permita aos sampedrenses mobilizarem-se para a nova central?

PM Não temos ouvido essas críticas. As paragens que foram suprimidas tinham apenas que ver com as que foram colocadas por um período transitório até ter esta nova localização na Central Intermodal de Transportes. No entanto, equacionam-se novas formas de mobilidade dentro do perímetro urbano.

a