Estudantes de Artes Plásticas e Multimédia apresentam Mostra de Ilustrações de Lendas e Histórias de Outrora

Os Estudantes do curso de Artes Plásticas e Multimédia (APM) da Escola Superior de Educação de Viseu mostram, a partir de hoje, as suas ilustrações no Museu de História da Cidade, na Rua da Árvore. A inauguração está agendada para as 16h00.

Em 2022, o Museu de História da Cidade de Viseu juntou alunos de Artes Plásticas e Multimédia para os guiar pela cidade e contar lendas e histórias locais. Esta mostra apresenta ilustrações produzidas na Unidade Curricular de Desenho III e o processo criativo desenvolvido pelos alunos para investigar, imaginar e ensaiar personagens, cenários e episódios de lendas e histórias de outrora.

Em Desenho III pretende-se que os estudantes de APM consolidem e desenvolvam as competências adquiridas no desenho nos semestres anteriores, mobilizando-as no âmbito da comunicação visual e desenvolvendo novas competências na área da ilustração. Neste sentido, aborda-se um tipo de aprendizagem baseada em projetos.

Esta mostra e a relação com o MHC dá, assim, a oportunidade aos estudantes de implementar os seus projetos num contexto para além da escola, desenvolvendo uma perceção das suas necessidades de formação para a vida profissional futura. Aproxima, também, as duas instituição (ESEV e MHC) e envolve os estudantes tanto na produção cultural da cidade de Viseu, como no conhecimento do seu património histórico local.

São abordados nesta mostra as Lendas de Gaia, do Penedo do Perseguido, de João Torto e do Castanheiro do Amores.

A mostra conta com ilustrações de Ana Borges; Ana Monteiro; André Fazenda; Ângela Romanito; Bruno Brandão; Bruno Marques; Clara Simão; Daniela Marques; Elsa Batista; Lu Freitas; Mariana Pereira; Marília Neves; Sónia Queirós; Susana Amaral e Tomás Correia.