Carolina Vicente: “a cultura é muito desvalorizada em Portugal“

Após o seu envolvimento na peça “A Toupeira que queria saber quem lhe fizera aquilo na cabeça”, Carolina Vicente deu a conhecer a sua experiência no mundo da dramaturgia e interpretação e quais as suas ambições para o futuro. Para além disso, deu também a sua opinião em relação à cultura em Portugal.

Por Ana Raquel Pinto, Adrielly Miranda e Rafaela Prata

A aluna do primeiro ano de Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu reforçou a importância do teatro como ferramenta pedagógica na vida das pessoas. “A cultura é muito desvalorizada em Portugal“, realçou a jovem, enfatizando a importância da dramaturgia para a sua formação pessoal.

Carolina Vicente ingressou em duas formações, uma de dramaturgia e outra de interpretação, no âmbito da preparação do projeto. As personagens da peça foram pensadas com base no público-alvo infantil, tentando também reeducar  os adultos relativamente às ideologias que a peça de teatro pretende transmitir. A aluna sublinhou também o seu interesse em atuar para públicos mais velhos.

Para a jovem, o teatro é uma ferramenta de transformação social usado muitas vezes para formar ideais ou defender uma causa e também como forma pedagógica. Carolina Vicente relata ainda a sua frustração relativamente ao rumo em que o teatro está atualmente e o motivo pelo qual não pretende seguir na área da dramaturgia: “a cultura em Portugal não é muito valorizada e sinto que se seguisse alguma área relacionada com isso não teria muito futuro”.

O projeto “A toupeira que queria saber quem lhe fizera aquilo na cabeça” tem o apoio à Criação de Projetos de Intervenção Artística do Politécnico de Viseu e é seu objetivo a (co)construção de um espetáculo de teatro para famílias com a comunidade de alunos do PV.