Mais de 50 autores de países diferentes na Noite da Literatura Ibero-Americana em Lisboa

Amanhã, dia dia 17 de novembro, entre as 16h e as 23h, vai decorrer a primeira sessão da Noite da Literatura Ibero-Americana. O evento vai proporcionar ao público: leituras, debates, música e uma reflexão sobre a “tecnologia no futuro da humanidade”.

Por Francisco Jesus

Foto: Lusa

A programação deste evento estende-se por quatro locais diferentes pela cidade de Lisboa: a Fundação José Saramago (FJS), o Instituto Cervantes, o Café Martinho da Arcada e o Museu Teatro Romano.

O evento irá ter como tema principal “a literatura, das máquinas e das novas tecnologias” e vai convidar o público a refletir sobre novas tecnologias como Inteligência Artificial e como a mesma influencia o futuro da humanidade.

A noite cultural terá entrada gratuita e a primeira sessão decorrerá na Fundação José Saramago, onde vai contar com a presença de jovens poetas ibero-americanos, cuja primeira sessão será intitulada de “Direito ao Presente”.

Algoritmos, chat GPT e escrita não-humana, serão alguns temas abordados durante a noite da literatura. Os escritores irão debater o futuro de artistas e escritores dentro desta nova realidade.

Este evento irá terminar na FJS com um debate sobre a “Literatura em tempos de máquinas”, e que tem como principal questão, “Temos controlo sobre o futuro da humanidade e sobre a tecnologia que a molda?”.

A iniciativa, apesar de alertar sobre ameaças que as novas tecnologias possam trazer à Cultura, irá explicar também como as mesmas podem contribuir para a evolução por exemplo “na edição e distribuição de livros”.

a