Saberes e sabores para ver e provar em Carregal do Sal

Nos dias 18, 19 e 20 de janeiro de 2019, todos os caminhos vão dar à “Feira da Pinha e do Pinhão | Saberes e Sabores de Terras de Carregal do Sal”, em Carregal do Sal.

Vinhos, gastronomia, petiscos, animação, etnografia, artesanato. Assim vai ser mais uma edição deste certame promovido pela Câmara Municipal local, com a parceria da Associação de Produtores Florestais do Planalto Beirão e apoiada pela Turismo Centro de Portugal.
Stands de empresas relacionadas com a fileira do pinheiro manso, institucionais, produtores de vinho, queijos e enchidos, doçaria tradicional e restauração concelhias, vão ocupar a tenda coberta implantada em espaço contíguo ao edifício da Câmara Municipal de Carregal do Sal. E, no exterior, não vão faltar as tradicionais rulotes de farturas, o pão na pedra e muito mais num total de cerca de 100 expositores.

Os visitantes poder ver os produtos sabiamente manufaturados pelos artesãos, bem como provar os néctares do Vinho do Dão, os licores e a afamada ginja, os doces, os bolos tortos e os pratos típicos, a par do pinhão, ex-libris do certame, per si ou combinado com outras iguarias. O certame terá, uma vez mais, honras televisivas, com a emissão em direto do programa “Somos Portugal”, emitido aos domingos, na TVI, entre as 12h30 e as 20h00.

No dia 18 de janeiro (6.ª feira), a Feira abre as suas portas às 17h30. Mas já antes, a partir das 14h30, se fala de pinheiro manso. É no seminário “A Cultura do Pinheiro Manso: pragas e enfermidades”, que se realiza no Salão Nobre da Câmara Municipal de Carregal do Sal e que conta com a presença do Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Fernando Martins.

Na Feira, a partir das 17h30h, o programa promete. Desde logo, ao início da noite com o Concurso “Sabor a Pinhão”, em que será eleito o pastel da Feira da Pinha e do Pinhão, numa prova cega em que o júri, constituído por especialistas na matéria, ditará o vencedor.

Depois, Fernando Daniel ouvir-se-á no palco 1 (22h30), após a atuação da carregalense Ariana Neves e do grupo O Torreão, do Centro Cultural de Currelos (20h).

No dia 19 de janeiro (sábado), as portas da Feira abrem às 10h30 e continuarão assim até cerca das 2 horas da manhã. Ao longo do dia, sucedem-se as atuações no palco 2, a partir das 15h, com “Os Viriatus” da Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato; o Grupo de Cantares e Cavaquinhos da Associação Cravos e Rosas de Vila Meã; o grupo “Cordas e Cantus da Nossa Terra”; o Grupo Folclórico d’Alegria, de Vila Meã; o Grupo de Cavaquinhos, do NACO e grupo Danças e Cantares da Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato.
No palco 1, pelas 21h30, ouve-se e dança-se ao som de Maria Lisboa ficando a animação, pela noite dentro, a cargo do grupo SONHOS ROTOS.

O último dia, com horário das 10h30 às 23 horas, terá como especial enfoque e atração o Programa da TVI “Somos Portugal” que, a partir das 12h30, dará ainda mais vida à Feira da Pinha e do Pinhão e que termina com o tradicional Brinde ao Pinhão, mas desta vez acompanhado pelo bolo/pastel vencedor do Concurso “Sabor a Pinhão”. Daí até ao encerramento do certame, são os Kotazàsolta que garantem a animação do certame com muita e boa música para ouvir e dançar.

a