Concertos, conversas e jam sessions. Está de volta o festival “Que Jazz É Este?”

Regressa a Viseu, entre os dias 20 e 24 de julho, a 10ª edição do festival Que Jazz É Este? promovido pela associação Gira Sol Azul. O festival de jazz de Viseu conta com concertos variados, jam sessions, 20 horas de rádio e um filme musicado ao vivo e ainda uma exposição.

Por Francisco Rodrigues

O festival é diversificado, aberto a todos e realiza-se nos mais variados espaços públicos da cidade. Durante os cinco dias decorrem mais de 20 concertos, grande parte são concertos para o público em geral, cinco em formato ambulante pelas ruas e outros cinco ao domicílio. Estão distribuídos por três horários distintos ao longo dos dias de festival, às 17h, 19h e 21h30. Integra não só artistas locais, mas também bandas em crescimento com projetos nacionais e internacionais, tentando “colocar a região no mapa incluindo concertos únicos”.

Combo jazz, os mais jovens músicos da Gira Sol Azul, juntam-se aos Smoke Hills numa parceria com o Carmo81. Um concerto especial às 19h do dia 20 de julho, no jardim da Escola Profissional Mariana Seixas. No mesmo dia, o Museu Nacional Grão Vasco recebe nos seus claustros Pedro Moreira Sax Ensemble. O artista apresenta às 21h30 “Two Maybe More”, uma peça escrita para o espetáculo “Mayme More” adaptada para um ensemble de oito saxofones, também com bateria, contrabaixo e muita abertura para o improviso.

Pedro Moreira Sax Ensemble

No jardim da Casa do Miradouro atuam os Peixe-Boi, dia 21, e os Garfo, dia 22, ambos às 19h. As duas bandas são compostas por grupos de amigos que têm gostos musicais semelhantes e dão espaço para o improviso na sua componente escrita. Garfo apresentam agora também o seu álbum de estreia editado pela Clean Feed, com o apoio da Antena 2.

Peixe-Boi. Imagem de Jorge Carmona

O internacional José James está no Parque Aquilino Ribeiro dia 22 de julho, às 21h30. O artista de jazz, já com 11 álbuns editados, segue ainda linhas de hip-hop, soul, funck, pop e rock. No dia anterior, à mesma hora e também no parque da cidade, pode-se assistir ao tradicional concerto do Coletivo Gira Sol Azul, que este ano têm como convidados o pianista Jason Rebello e a cantora e multi-instrumentista Sumudu.

Jose James. Imagem de Shervin Lainez

Ao longo do festival está aberto o 14º Workshop de Jazz de Viseu, dias 20, 22 e 23, sob a orientação de Jason Rebello e Xosé Miguélez. No terceiro e último dia do workshop os participantes têm a oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido num concerto de apresentação às 17h, no jardim do Hotel Grão Vasco. Também no dia 23 de julho Manuel Linhares sobe ao palco do Tetro Viriato pelas 19h. O cantor de Jazz português dedica-se à performance e composição, tendo lançado este ano o seu terceiro álbum “Suspenso”, depois de “Boundaries” em 2019 e “Traces of Cities” em 2013.

Regresso ao Parque Aquilino Ribeiro no dia 23 de julho, às 21h30, para um concerto dos Spinifex Sings. O grupo com sede em Amsterdão conta com músicos de várias nacionalidades, incluindo o baixista português Gonçalo Almeida. Desenfiam-se em Spinifex Sings “nos territórios da música, da letra e do grito primordial” combinando “free jazz, punk-rock polirrítmico e estruturas rigorosamente compostas com poesia tâmil e islandesa antiga e contemporânea”.

O festival encerra com Karyna Gomes que dia 24 de julho, a partir das 19h, apresenta “N’na” num Concerto Inatel. A cantora e compositora de Bissau mostra “seu lado mais pop cantado em Português, Inglês e claro em Crioulo”. Neste último dia, o Que Jazz É Este? recebe ainda Miguel Valente Quarteto, às 17h na Pousada de Viseu. Embora tenha sido fundado em Amsterdão, o grupo português venceu a 1ª edição do Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro e em Viseu irão exploram o jazz moderno.

Karyna Gomes

Durante todos os dias de festival realizam-se as rúbricas “Jazz na Rua” e “Jazz ao Domicílio” tentando levar a música mais perto das pessoas. “Jazz na Rua” conta com concertos ambulantes, sempre a partir das 10h30, por ruas emblemáticas da cidade e com alguns trajetos ainda por anunciar. Também todos os dias e à mesma hora há “Jazz ao Domicílio” com concertos em locais mais distantes da música como hospitais, prisões e outras instituições.

Esta 10ª edição do festival Que Jazz É Este? marca os seus 10 anos de existência. De 20 a 24 de julho está aberta também a exposição comemorativa “Que Jazz É Este? Pré-história e 10 anos de história”. Entre as 15h e a 1h recorda-se no Carmo 81 os projetos das últimas décadas e como foi o aparecimento do festival de Jazz de Viseu. No local da exposição vamos pode-se assistir também ao improviso nos encontros Jam Sessions e a conversas “em torno dos atores da pré-história do festival e dinâmica musical de Viseu desde os anos 40”, sobre produção cultural, o jazz e o que o define, moderadas por Catarina Machado.

Também no Carmo 81 é exibido todos os dias um filme musicado ao vivo pelos artistas João Guimarães, Bruno Pinto e Olivia Pinto. Diariamente serão emitidos programas, entrevistas e muita música num total de 20 horas de emissão na Rádio Rossio. A programação da rádio conta com nomes como Maria Helena da Rádio Emissora das Beiras, Carlos Eduardo da Rádio Jornal do Centro, Catarina Machado, Rui Miguel Abreu, Amadeu Araújo e ainda Ricardo Ramos.

O festival de jazz de Viseu é um projeto de relevo e importância para a região centro. Que Jazz É Este? é promovido pela Gira Sol Azul e financiado pelo programa Eixo Cultura do Município de Viseu e pela Direção Geral das Artes para além de outros parceiros.