“Somos grandiosos e estamos no Livro de Recordes do Guiness”

A Associação Cultural, Recreativa e Social de Teivas, em Viseu, entrou no dia 26 de outubro, para o Livro de Recordes do Guiness com o maior vestido do mundo. Tem 8,1 metros e é inspirado nos trajes da “Dança da Morgadinha”. Alexandra Sá, presidente da Associação, confessa que o momento em que receberam a notícia foi de euforia. 

Por Mariana Brilhante

Impedidos de sair à rua com o cortejo anual das Cavalhadas de Teivas, a associação que organiza o evento no distrito de Viseu decidiu adaptar-se ao contexto pandémico atual. “Surgiu a ideia de construir o maior vestido do Guiness. Já que não podemos fazer o nosso cortejo habitual, teríamos que nos reinventar e dar uma proposta diferente às pessoas que habitualmente contam com as nossas Cavalhadas”, revela Alexandra Sá.

O vestido foi apresentado no feriado municipal de Viseu, no Rossio e, posteriormente, no centro comercial Palácio do Gelo.

O processo de construção do vestido com 8 metros e 1 centímetro de altura prolongou-se por mais de dois meses e contou com cerca de 20 voluntários, entre eles 3 costureiras e uma empresa, que se disponibilizou para a construção da estrutura do vestido. A Presidente da Associação, responsável pela confeção do vestido, conta que foi um “processo demoroso e de alguma exigência”.

Alexandra Sá divulgou que sempre houve a intenção de entrar para o Livro do Guiness, tendo a ambição de quebrar o record que estava nas mãos da Áustria desde 2016, com um vestido de 7,3 metros de altura. “O vestido nasceu exatamente com esse propósito… o nosso propósito desde início foi bater as dimensões desse mesmo vestido”.

Após receber a notícia de que tinham conseguido levar o nome de Teivas além de Viseu, a presidente da ACDR de de Teivas afirma que teve a sensação de trabalho cumprido. “É realmente uma sensação grandiosa, foi um dia de extrema alegria e euforia para todos nós porque foi mesmo missão cumprida”, recorda.

Foi também necessário criar um portfólio com cerca de 200 páginas para enviar para a organização do Guiness, pois “eles são extremamente exigentes e todas as evidencias foram devidamente comprovadas por eles”. Foi também necessário obter comprovativos a nível de história, que provassem a ligação do vestido à cultura popular.

A confirmação oficial por parte da organização do Guiness só chegou um mês depois do vestido estar pronto, mas Alexandra Sá revela que durante todo o processo existiu uma troca de emails nos quais respondeu a diversas questões acerca da peça.

Apesar do esforço que este projeto exigiu, no final tudo compensou, pois o principal objetivo foi alcançado e o vestido da Morgadinha levou Viseu ao Livro de Recordes do Guiness.

a