Chico Buarque irá atuar em Lisboa em 2023

O escritor e cantor Chico Buarque tem concertos agendados para 2023, na capital portuguesa. O agenciamento do cantor revelou à agência Lusa, que Chico Buarque aproveita a sua vinda a Portugal para receber o prémio Camões 2019. A entrega do prémio estava marcada para o dia 25 de abril, a pedido do artista. Por causa da pandemia a atribuição do mesmo foi adiada.

Por João Alves

Chico Buarte nasceu a 19 de janeiro de 1944. Ingressou a Universidade de São Paulo, em 1963 para estudar o curso de Arquitetura, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Interrompeu a seu percurso académico em 1965 para se dedicar à música e à escrita. Escreveu o seu primeiro conto aos 18 anos, sendo que ganhou mais destaque quando lançou o seu primeiro álbum em 1966, intitulado “Chico Buarque de Hollanda”. Chico Buarque venceu o Festival de Música Popular Brasileira.

Chico Buarque autoexilou-se em 1969, devido ao aumento das repressões feitas pelo regime ditatorial no Brasil. Já no ano seguinte voltou para o seu país, tornou-se ativista político, pelo qual criticou o regime e lutou sempre pela democracia. A partir desta altura o seu trabalho foi elaborado com mais rigor morfológico estilístico e politizado.

Para além da escrita também compôs algumas peças de teatro, como é o caso de “Roda Viva” (1968) e “Calabar” (1975) (ambas censuradas).

a