Municípios de Setúbal pagam mais rápido em 2022

Em 2022, os municípios do distrito de Setúbal obtiveram melhores resultados no que concerne aos PMP (Prazos Médios de Pagamento).

Por Ricardo Rodrigues

Em comparação com 2021, os concelhos setubalenses pagaram, em média, quase 10 dias mais rápido. Segundo a Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL), este é um fenómeno “fortemente influenciado pela adesão dos municípios a sucessivos programas de apoio lançados pelo Governo”.

A 31 de dezembro de 2021, o pagamento das autarquias sadinas era efetuado após 31 dias da ação contratual com o fornecedor. Um ano depois, o valor desceu de forma significativa para 22 dias, sendo que existem exceções. A título de exemplo, o município da Moita paga cerca de dois meses depois da contratação pública. No sentido inverso e com os dados mais favoráveis, o concelho de Santiago do Cacém liquida as suas dívidas apenas cinco dias depois de as declarar.

            A Câmara Municipal de Setúbal não vê os dados relativos aos PMP declarados no novo anuário, tendo apenas informado em 2021 que as dívidas eram saldadas depois de 121 dias. No entanto, a média das autarquias da região do Sado posiciona-se no melhor dos enquadramentos elaborados pela DGAL, uma vez que os PMP são inferiores a 30 dias.

a