Bragança com menos encerramento nas empresas

O Observatório Racius (Estatísticas sobre Mundo Empresarial em Portugal) concluiu que, no ano de 2017, no distrito de Bragança, 117 empresas se encontravam em dissolução. De acordo com as estatísticas, as empresas fecharam as portas, maioritariamente, no mês de Fevereiro e Maio, opondo-se ao mês de Abril que teve uma baixa taxa de encerramento.

As instituições que essencialmente fecharam portas são do âmbito da promoção imobiliária (desenvolvimento de projectos de edifícios), construção de edifícios. As organizações que se mantiveram mais no ativo são na área de atividades jurídicas e de contabilidade.

Os números são bastante diferentes do ano anterior, 2016, em que 254 empresas finalizaram a sua atividade. Foi no mês de Janeiro que grande parte das organizações de carater de comércio a retalho, excepto de veículos automóveis e motociclos, fecharam. Abril, igualmente ao ano 2017, continuou calmo relativamente a este ponto, juntando também o mês de Maio.

O setor com mais instituições em  funcionamento foi o das atividades de serviços administrativos e de apoio prestados às empresas.

As estatísticas do Observatório Racius revelam que a situação financeira melhorou do ano 2016 para o ano 2017, pois mantiveram-se mais empresas no ativo.

 

Texto: Joana Meco

Imagem: Wikipedia

a