Município de Viseu abre candidaturas para a edição 2024 do EIXO CULTURA

Candidaturas aos Eixos de apoio anual (2, 3 e 4) decorrem até 16 de outubro. Pedidos de renovação do apoio para os projetos integrados nas “Parcerias de Programação” podem ser realizados até 29 de dezembro

O programa municipal EIXO CULTURA Viseu 2022/2025 tem já aberto o período de candidaturas aos Eixos enquadrados na modalidade de apoio anual, para o ano de 2024. São eles o Eixo 2 – Criação Artística (Medida 1 – Criação/Produção e Medida 2 – Edição); o 3 – Programação Artística (Medida 1 – Programação Artística|Atividades e Medida 2 – Programação Cultura Tradicional|Atividades); e o 4 – Emergentes.

Os agentes culturais que procurem o apoio municipal para os seus projetos devem apresentar as candidaturas dentro do prazo limite, que termina a 16 de outubro.

No caso do Eixo 1, alusivo às Parcerias de Programação/Eventos Âncora, o prazo estende-se até 29 de dezembro, uma vez que este se destina apenas ao pedido de renovação do apoio municipal, já que os projetos aprovados neste Eixo integram uma modalidade de apoio quadrienal, que iniciou em 2022.

“Nesta nova edição do EIXO CULTURA, procedemos à abertura de candidaturas mais cedo, face ao ano anterior. Desta forma, procuramos equilibrar aquelas que são as necessidades dos diversos agentes e promotores culturais, mas também alinhar a agenda cultural em termos temporais”, destaca o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas.

Recorde-se que o Eixo 2 tem disponível um montante de 150 mil euros. Este é um Eixo que pretende apoiar a Criação Artística de projetos não integrados em eventos, nas fases de conceção, desenvolvimento, e apresentação de projetos culturais, nas seguintes áreas: artes performativas – música, teatro, dança, cinema e multimédia; circo contemporâneo; artes visuais – artes plásticas e fotografia; artes de rua; promoção do livro e da leitura; cruzamento disciplinar, nos domínios da criação e da edição.

Este financiamento é composto por duas medidas distintas: a Medida I (Criação/Produção), com apoios que variam entre os 5 mil e os 20 mil euros, e a Medida II (Edição), onde os valores se situam entre os 2500 e os 10 mil euros.

A terceira área de ação do programa, o Eixo 3, surge com o intuito de promover a Programação Artística, enquanto investimento de desenvolvimento cultural e de democratização no acesso à cultura. São apoiados projetos ou iniciativas que ocorram de forma regular ou pontual em Viseu, num valor global de 260 mil euros.

Estão incluídas neste Eixo iniciativas nas seguintes áreas: artes performativas – música, teatro, dança, cinema e multimédia; circo contemporâneo; artes visuais – artes plásticas e fotografia; artes de rua e promoção do livro e da leitura.

Além destas, o Município de Viseu apoia projetos multidisciplinares, nos domínios da criação/produção, programação/difusão, formação e edição, e ainda aqueles que desenvolvam e valorizem o património, etnografia, música, literatura popular, artesanato e produtos locais.

No Eixo 3, estão inseridas a Medida I (Programação Artística), que apoia projetos culturais e artísticos nas áreas referidas, num intervalo de valores entre os 5 mil e os 50 mil euros, e a Medida II (Programação Cultura Tradicional). Esta última é direcionada a projetos cuja temática contribua para a preservação, valorização e divulgação da cultura tradicional, com apoios que variam entre os 1500 e os 10 mil euros.

Por último, o Eixo 4 destina-se a apoiar projetos de artistas emergentes ou projetos de artistas com idade igual ou inferior a 30 anos, nas seguintes áreas: artes performativas – música, teatro, dança, cinema e multimédia; circo contemporâneo; artes visuais – artes plásticas e fotografia; artes de rua; literatura; cruzamento disciplinar, nos domínios da criação/produção, programação/difusão e edição, com o objetivo de identificar, dar visibilidade e fomentar uma nova geração de criadores; novos modelos de criação, exibição e exposição.

Fora deste apoio ficam as obras realizadas em contexto académico, vídeos institucionais, videoclipes, ou trabalhos apresentados em espaços museográficos ou similares.

O Eixo 4 possui um financiamento total de 50 mil euros, podendo cada projeto ser apoiado com um montante variável, de 2500 a 15 mil euros.

As propostas devem ser formalizadas para o endereço cultura@cmviseu.pt, em língua portuguesa, não podendo sofrer alterações posteriores à data de entrega.

Todas as dúvidas alusivas à interpretação e aplicação das normas poderão ser esclarecidas, através do envio das mesmas, por escrito, via email, para cultura@cmviseu.pt. No caso do Eixo 1 até 21 de dezembro; e até 8 de outubro para os restantes quatro Eixos.

Os interessados poderão consultar todas as informações em www.cm-viseu.pt.

a