CineEco 2023. Seia vai receber 65 filmes de cinema de ambiente

O CineEco está de volta e a sua 29.ª edição é marcada por uma maior aposta em obras cinematográficas. A Casa Municipal da Cultura em Seia vai receber 65 filmes de 27 países diferentes numa programação que vai contemplar um fim de semana inteiro de cinema de ambiente.

Por Ricardo Almeida

O festival conta com várias estreias em Portugal entre elas  “Lakota Nation vs. United States”, um documentário que aborda a violência contra o povo indígena nos Estados Unidos da América.  Este documentário já foi premiado no Festival de Veneza conta com participação de Mia Wasikowska e foi realizado por Jessica Hausner.

São vários temas que estão presentes nesta edição do festival, como por exemplo a resistência de pequenas comunidades frente a tragédias ambientais; os direitos dos povos indígenas; a relação entre famílias, género e meio ambiente; a relação entre migrações e ambiente; a luta das populações pela preservação de rios e recursos hídricos; e os impactos e consequências dos incêndios em Portugal.

O destaque das longas-metragens em português vai para “A Invenção do Outro” de Bruno Jorge. Um documentário que retrata o primeiro contacto com uma tribo indígena da Amazónia.  Um dos protagonistas desta longa-metragem é o indigenista brasileiro Bruno Pereira, assassinado em 2022 pela exploração mineira ilegal. Este trabalho é um dos últimos registros do ativista em vida.

O CineEco é o único festival de cinema exlusivamente ambiental em Portugal e um dos festivais de cinema de ambiente mais antigos do mundo. Este festival contempla vários momentos de competição assim como conversas com realizadores, debates e momentos de refleção que pretendem levar os participantes a comportamentos transformadores no domínio do desenvolvimento sustentável e da valorização do território.

O CineEco 2023 vai se realizar de 5 a 13 de outubro. Organizado pelo munícipio de Seia. Conta com o Alto Patrocínio do Presidente da Républica e do Departamento de Ambiente das Nações Unidas. A Lipor será o patrocinador principal. O festival conta ainda como apoio financeiro da DGArtes.

a