Turismo Centro de Portugal promove discussão sobre a importância do Caminho de Santiago para a região

O Turismo Centro de Portugal organiza, nos próximos dias 19 e 20 de dezembro, dois colóquios gratuitos centrados na importância dos turísticos Caminhos de Santiago no Centro de Portugal. Os encontros vão decorrer na Mealhada e na Covilhã, cidades atravessadas por dois traçados do Caminho.

Por Diana Duarte

Os colóquios, realizados nos dias 19 e 20 de dezembro, terão lugar na Mealhada e na Covilhã. Propõem uma reflexão sobre a estruturação, o conhecimento, a experienciação e a dinamização dos vários traçados do Caminho Português de Santiago, com ênfase na importância deste ponto turístico para as economias locais. 

O primeiro encontro, no dia 19, terá lugar no Cineteatro Messias, na Mealhada, município que se encontra no percurso do Caminho Português Central. No dia seguinte, o palco será o auditório da Assembleia Municipal da Covilhã, cidade onde passa o Caminho Português Nascente.

Os trabalhos decorrerão na parte da manhã, entre as 10h00 e as 13h00. No período da tarde, entre as 15h00 e as 16h30, haverá uma parte prática, com uma pequena caminhada num troço do Caminho Português de Santiago.

As inscrições já se encontram abertas, tendo em consideração que são gratuitas e obrigatórias, nas seguintes ligações:

Colóquio na Mealhada – https://bit.ly/caminhosMealhada

Colóquio na Covilhã – https://bit.ly/caminhosCovilha

A iniciativa é dirigida à comunidade e às entidades públicas e privadas locais e regionais. Contará com oradores e participantes das áreas da cultura, da espiritualidade, do turismo e do património, que vão dialogar sobre estas temáticas e as suas perspetivas de desenvolvimento futuro na região Centro de Portugal.

Os colóquios acontecem no âmbito do projeto transfronteiriço “Caminos – Caminhos Jacobeus do Oeste Peninsular” (POCTEP Interreg) e contam com o apoio dos municípios da Mealhada e da Covilhã. O projeto tem como principal missão a divulgação dos diversos traçados do Caminho de Santiago, bem como o fomento dos seus valores naturais e culturais e do seu potencial turístico.

O Caminho de Santiago tem vindo a ser alvo de um grande interesse por parte dos visitantes, com um número crescente de peregrinos a chegar a Santiago de Compostela. De acordo com os dados da Oficina do Peregrino, tem sido notório o aumento de peregrinos no Caminho Português, com repercussão na economia local, nomeadamente nos setores do alojamento e da restauração.

a