Sport Viseu e Benfica: futsal com paixão

No mundo do futsal feminino, nem sempre são as equipas mais conhecidas ou com grande capacidade financeira que deixam uma marca duradoura e com “selo de qualidade”. A história da equipa feminina do Sport Viseu e Benfica é a prova disso mesmo, que com paixão, trabalho árduo e espírito de equipa o sucesso está ao alcance de todos. Fundada em 2016, a equipa compete no campeonato distrital e disputou ainda dois jogos na Taça de Portugal.

Reportagem de António Santos, Bárbara Fernandes e Martim Gomes

Hélder Lourenço, 54 anos, natural de Viseu, é coordenador da secção de futsal feminino do Sport Viseu e Benfica. Além de treinador na academia de formação, esteve presente na criação da equipa feminina, recorda o início da sua carreira desportiva e como esteve sempre ligado ao desporto.

O futsal entrou na vida de Hélder Lourenço, pelos pés do seu filho, a partir desse momento foi uma questão de tempo até começar a treinar.

“O que me levou para o futsal foi quando o meu filho fez 13 anos, decidiu praticar futsal e então eu fui com ele. Pois na altura ele foi para uma equipa em que conhecia lá o presidente e muita gente, e como há pouca gente para colaborar, pediram-me para colaborar, sabiam que eu sempre tive ligado ao desporto, portanto comecei a colaborar e passado um ano deram-me uma equipa”, acrescenta.

O regresso de Hélder Lourenço à cidade de Viriato acontece alguns anos depois, e a convite da organização do Sport Viseu e Benfica, abraçou o projeto da equipa viseense que estava em dificuldades na altura.

A secção de futsal feminino nasceu nesse mesmo ano, inicialmente constituído por um pequeno grupo de raparigas que jogava apenas por diversão. Em 2016 o projeto nasceu de forma oficial. O coordenador do projeto frisa esse mesmo momento: “ao início, foi mais uma brincadeira, até que no ano seguinte, em 2016, pediram-me para pegar nessa equipa e foram 6 anos a treinar o futsal feminino sénior”. A equipa viseense começou então a competir no campeonato distrital de Viseu onde joga até hoje.

Em 2021, a secção foi expandida, com a criação da academia de formação, que veio oferecer uma nova oportunidade às jovens de praticar futsal. Os escalões estão subdivididos por idades, como afirma o coordenador. “Neste momento treinamos as seniores, as sub-17 e temos ainda a academia de formação, que é abaixo dos 14 anos, entre os 8 anos e os 14 anos onde temos 11 jogadoras”.

Seniores vs Juvenis (Sport Viseu e Benfica)

O processo de captação de atletas “é muito difícil”, mas Hélder Lourenço enaltece a forma como o clube consegui captar as jogadoras. “No início juntaram-se 7 atletas, a mãe de uma, a mãe de outra e recordamos que não sabiam nada de futsal, mas algumas gostavam de jogar à bola. Algumas falavam com as amigas e assim sucessivamente. E nós fazemos sempre duas vezes por ano o dia da amiga onde cada atleta tem de levar uma amiga e dessas amigas algumas gostam e acabam por ficar”.

As redes sociais tiveram uma grande preponderância na chegada de novas jogadoras, por outro lado as escolas não demonstraram grande abertura na promoção da modalidade, complementa.

O futsal feminino em Portugal tem estado em constante desenvolvimento nos últimos anos, o aparecimento de novos clubes, essencialmente no interior, tem contribuído para o desenvolvimento da modalidade, que hoje apresenta uma seleção nacional competitiva. Este trabalho de apoio para com os clubes é em parte realizado pela FPF (Federação Portuguesa de Futebol), e pelas associações, com é o caso da AF Viseu (Associação Futebol de Viseu).

“É importante dizer que cada vez mais até a federação e a associação estão a apostar mais no feminino, logicamente que maior a parte é para o futebol, mas no futsal já começa a surgir mais abertura para as atletas no feminino começarem a aparecer”, afirma o treinador da equipa viseense.

Para Hélder Lourenço, o futuro da formação passa inevitavelmente pela formação e foca-se no trabalho realizado por toda a estrutura do Sport Viseu e Benfica. “Nós neste trabalho, a formação é o mais importante, a ideia é que se forme, para as nossas seniores e para a vida do futsal. A nossa ideia é formar para a nossa equipa, mas sabemos que com a universidade algumas irão embora, faz parte”.

O coordenador despede-se com aquilo deve ser o mais importante em qualquer desporto: “o que interessa é que façam desporto, que gostem de cá estar, que sejam unidas e acho que isso estamos a conseguir”, conclui.

A época do Sport Viseu e Benfica está a acabar e, de modo a assinalar o fecho de época, as equipas “sénior e juvenis” defrontaram-se num jogo amigável, jogo este que também serviu para homenagear Lurdes Mesquita, atleta veterana que se despediu dos pavilhões esta época.

Homenagem a Lurdes Mesquita pelo seu último ano como jogadora

Entre convívio, bom ambiente e muita alegria estavam duas jovens atletas da equipa juvenil do Sport Viseu e Benfica que falaram do seu percurso no futsal e da chegada à equipa viseense. Mariana Bernardino, jogadora de 17 anos pratica desporto de muito nova. “Sempre gostei de jogar à bola, joguei futebol e depois quis experimentar uma coisa diferente”. No futuro a jovem jogadora estabelece os seus objetivos.

Constança Santos, jogadora de 15 anos, tem Erick Mendonça, jogador do Sporting Clube de Portugal como ídolo e pratica futsal há 1 ano. “Sempre gostei de jogar futebol e depois e quis experimentar coisas novas e chamaram-me para este clube e agora estou aqui no futsal.” A jovem jogadora destaca o seu melhor momento neste primeiro ano.

O futsal feminino tem estado em constante crescimento em Portugal e muito se deve às pequenas e médias equipas que ajudam e contribuem para o desenvolvimento da modalidade. A prática de desporto é importante para qualquer pessoas, o aparecimento de equipas como o Sport Viseu e Benfica vem oferecer uma nova fase à modalidade e ao desporto nacional.